Mamografia: Prefeitura e Inca firmam parceria para melhorar serviço

Saúde
25/05/2017 15h34

A coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa), que faz parte da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu nesta quinta-feira, 25, membros do Programa de Mama do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para firmar uma parceria que irá melhorar os serviços de mamografia que são ofertados em Aracaju.

Segundo Graça Barros, coordenadora da Covisa, agora o setor implantará de maneira efetiva o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM), do Inca, que visa avaliar o desempenho da prestação dos serviços de diagnóstico por imagem que realizam mamografia, com base em critérios e parâmetros referentes à qualidade da estrutura, do processo, dos resultados e da imagem clínica e do laudo.

"Tivemos uma grande reunião com os membros do Inca ontem, e hoje fechamos a parceria. A Covisa agora implantará o PNQM para, juntos, melhorarmos os serviços de mamografia que são ofertados em Aracaju, tanto na rede pública da capital, tanto na particular", disse.

Já de acordo com Leonardo Travassos, fisiomédico e membro do Programa de Mama do Inca, com a parceria será possível ter um padrão de qualidade nos serviços de mamografia. "Temos problemas nos serviços de mamografia no Brasil e precisamos de um trabalho mais incisivo das Vigilâncias Sanitárias. Temos certeza de que, com a parceria e a implantação efetiva do PNQM nas Vigilâncias, conseguiremos proporcionar exames de mamografia de mais qualidade. Dos casos de câncer de mama registrados no país, 25% vão a óbito e queremos diminuir esses índices com exames mais precisos e rápidos", comenta.

Visita produtiva

Para Sônia Maria da Silva, membro também do Programa de Mama, a visita à capital sergipana foi proveitosa. "Tivemos reunião com a Vigilância, afinamos a parceria e visitamos também hospitais públicos e privados e encontramos uma estrutura eficiente em Aracaju, ficamos felizes. A Vigilância se comprometeu em colocar em prática o PNQM e acreditamos que conseguiremos mais avanços nos serviços de mamografia da capital", declara.