Assistência discute planejamento estratégico de gestão compartilhada

Assistência Social e Cidadania
25/05/2017 18h01

Dando continuidade às conversas iniciadas no começo deste mês de maio, foi realizada nesta quinta-feira, 25, uma reunião intersetorial entre as assessorias de planejamento da secretarias municipais da Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Saúde (SMS) e da Educação (Semed). A finalidade do encontro foi a discussão para a criação de um planejamento único de alinhamento entre ações de todas as secretarias municipais.

"Esse segundo momento é uma sequência de reuniões entre as três secretarias, no sentido de unificar os territórios de Aracaju, priorizar onde as demandas sociais aparecem de forma mais evidente e falar uma só língua quando se trata de políticas públicas", explicou a assessora de Planejamento da Semasc, Shirley Dantas.

De acordo com ela, já foi feito um levantamento de todos os locais onde são realizados os serviços para a comunidade, com foco em manter uma rede fortalecida. A ideia também é que seja construído um projeto piloto, para que exista um colegiado de gestão universal onde a população seja assistida em todo o território aracajuano.

A assessora de Planejamento da Saúde, Sayonara Carvalho, falou sobre a necessidade de um só discurso entre todos os órgãos da Prefeitura. "Estamos num momento muito bacana, onde podemos traçar quais políticas são prioritárias e como cada território faz a sua distribuição para uma entrada integradas das ações voltadas para a sociedade. Nos próximos meses vamos trabalhar os indicadores comuns das três pastas, que vão redirecionar as políticas. Este é o grande mote da administração compartilhada", afirma.

"A partir do momento em que discutimos e alinhamos territórios, esta atitude nos fortalece. Um trabalho conjunto, complementar e integral dá o tom de que todos os esforços são para um único fim. Foi pensando nisso que a secretaria criou a Coordenação de Políticas Intersetoriais. Essa aproximação leva para a prática um trabalho de união", finalizou a coordenadora de Políticas Intersetoriais da Educação, Karina Ferreira.

A conferência também contou com a presença da coordenadoria do Programa de Inovação Tecnológica da Fapitec, para a apresentação do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Estado de Sergipe (NAPS).