Alunos da Escola Manoel Bomfim “desvendam o mundo” através da leitura

Educação
25/05/2017 21h10

Estimular a leitura como uma das habilidades do desenvolvimento das crianças e adolescentes: esse é o objetivo do projeto "Ler é desvendar o mundo". A ação acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bomfim, e na tarde desta quinta-feira, 25, recebeu a visita do aluno de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Victor Teles, que ministrou a palestra "Querer é poder".

Victor ficou conhecido nacionalmente porque era aluno da rede pública, no município de Itabaiana, agreste sergipano, quando passou no vestibular para Medicina na UFS com apenas 14 anos de idade. Desde então foi convidado para participar de programas em grandes emissoras de televisão, como a Globo e a Record, para contar um pouco sobre como ele alcançou uma vaga em uma universidade federal em um curso bastante concorrido.

É com descontração que Victor, hoje com 16 anos, conta o que fez para passar no vestibular tão novo. "Namorei, brinquei, assisti TV, joguei vídeo game, mas dediquei três horas todos os dias para alcançar meus objetivos e foi assim que consegui passar em Medicina", afirma o jovem universitário.

Victor gosta muito de ler, mas o motivo principal que o levou a palestrar na escola foi acreditar no sucesso dos jovens estudantes da rede pública. "Eu vim da escola pública e tenho a mesma idade desses alunos, isso me motiva a ensiná-los que ‘Querer é poder', eles me escutam porque nós temos a mesma idade, nós temos a mesma realidade e eu acredito que esses meninos e meninas querem e vão progredir", destaca.

Levi Rodrigues não tirava os olhos do palestrante. Ele também tem 14 anos, idade de Victor quando passou no vestibular, se sentiu incentivado com a presença do garoto. "Eu achei muito importante a vinda e o exemplo de Victor, eu quero fazer vestibular para Psicologia, na área de saúde também, e essa palestra me incentivou demais, eu acho que ele inspirou todos aqui a pensarem no futuro", afirmou.

Já Ana Sara tem apenas 13 anos, mas tem o sonho de ser atriz, e pretende prestar vestibular para Artes Cênicas. "Victor falou o quanto leu para passar no vestibular e eu gosto muito de ler, quero ser atriz e sei que preciso ler muito desde agora. E eu já faço isso, gosto muito de ler e desde o início do ano participo desse projeto e gosto muito", reiterou a aluna.

O Projeto

O "Ler é desvendar o mundo" foi criado para estimular o desenvolvimento da habilidade da leitura. É um projeto que funciona semanalmente e tem a participação ativa dos alunos da escola. E foi essa participação que motivou os professores e a coordenação pedagógica a implantar o novo recurso.

Amael Oliveira é professor de Português da escola e um dos idealizadores. Ele disse que o maior estímulo para o desenvolvimento desse projeto foram os próprios alunos da Manoel Bomfim. "A leitura é uma habilidade que interfere nos diversos campos da aprendizagem, o aluno que lê bem se desenvolve, não só em Português, mas em Geografia, em História, e os alunos da nossa escola são o maior estímulo que encontramos para trazermos projetos como esse porque eles são comprometidos e eu fico muito feliz de estarmos vendo bons resultados", avalia o professor.

A coordenadora pedagógica da Emef, Nivalda dos Santos, não esconde o orgulho da participação dos alunos no projeto. "Esse ano estamos em ano da Prova Brasil e os nossos alunos e professores estão envolvidos no ‘Ler é desvendar o mundo', temos atividades em nosso cronograma que todos os professores, de todas as disciplinas e todos os alunos de todas as séries param as atividades normais para se engajarem nas atividades da leitura, é lindo ver o comprometimento com o projeto e tenho certeza que alcançaremos bons resultados", afirmou a coordenadora.