Semasc finaliza pré-conferências da Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
26/05/2017 10h11

Fotos: Danillo França

Para que a Conferência Municipal da Assistência Social possa abranger as principais questões relacionadas à promoção e execução das políticas públicas dessa área em todos os territórios de Aracaju, o Conselho da Assistência Social de Aracaju (CMAS), com o apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou uma rodada de pré-conferências em cada um dos distritos da capital sergipana. O objetivo foi reunir as principais demandas e definir os temas prioritários da Conferência Municipal levando em consideração as peculiaridades e a representação de todas as localidades.  A última pré-conferência aconteceu na tarde desta quinta feira, 25, no auditório da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Aracaju (CMAS), Rosária Rabelo, em todas as edições das pré-conferências foram apresentadas diversas demandas por parte dos trabalhadores e dos usuários dos equipamentos da Assistência Social. "Estamos encerrando o processo das pré-conferências e avaliamos que foi um processo bastante participativo, em que os trabalhadores e os usuários cooperaram muito, colocando as suas demandas e avaliando a execução dos serviços no âmbito da Assistência Social. Eles avaliaram a qualidade do serviço também nos equipamentos da assistência social como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além da necessidade do aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social em Aracaju".

Rabelo ainda acrescenta a felicidade em perceber que a Conferência Municipal da Assistência Social terá uma forte representação dos anseios da população. "Saímos com sentimento de que esses usuários, trabalhadores e entidades, ao mesmo tempo que trazem uma série de desafios para o controle social também chegam cheios de esperança. Isso nos traz uma responsabilidade muito grande de corresponder a esses sonhos da população".

Elizabete Santos é usuária do CRAS Santa Maria e acredita que as pré-conferências empoderam a população. "Eu vejo como uma iniciativa muito boa e espero que esses diálogos continuem, porque nós ficamos cientes do que acontece no nosso CRAS e CREAS, aprendemos como a Assistência Social funciona".

Sobre a Conferência

A Conferência Municipal acontece a cada dois anos e é nesse espaço que a política da Assistência Social é discutida, sistematizada e implantada para o biênio. Nas pré-conferências são escolhidos os delegados, que são representantes do poder público e da sociedade civil, dentre os segmentos de entidades de assistência social; entidades representantes dos trabalhadores da Política de Assistência Social e profissionais da área; usuários e organizações de usuários.

Além dos delegados, gestores da assistência social e representantes de órgãos públicos, trabalhadores da assistência social e de outras políticas que fazem interface com a Assistência Social, representantes de entidades de assistência social, usuários e representantes de organizações de usuários, representantes de Conselhos Setoriais (saúde, educação) e de Defesa de Direitos (criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, mulher), representantes das universidades, do Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal, do Judiciário e Ministério Público também são bem-vindos a participarem de todos os debates como convidados e observadores