Mais de cem crianças participam do último dia da Mostrinha de Cinema e Direitos Humanos

Educação
26/05/2017 13h10

Olhos vidrados na telona e muitas risadas com os curtas metragens apresentados no último dia da edição para crianças da Mostra de Cinema e Direitos Humanos - A Mostrinha. Na manhã desta sexta-feira, 26, mais de cem crianças da rede municipal de ensino, assistiram os filmes que tratam sobre os direitos da criança e do adolescente, dos direitos das mulheres, das populações tradicionais e direito à cultura e alimentação adequada.

Cinema para as crianças é arte, é entretenimento, é cultura e é linguagem. Uma linguagem que as crianças compreendem e aprendem. "Muitos estão vendo um filme dessa forma pela primeira vez, estamos promovendo a inclusão e a acessibilidade dessas crianças. Estão sendo exibidos filmes que têm como temática o respeito aos direitos humanos, então elas estão aqui aprendendo que todos somos diferentes e que temos direito a essa diferença", explicou a coordenadora de Políticas para a Diversidade da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Maíra Ielena.

Ilana Santos Olimpio é aluna do 3° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, se sentiu representada com o filme “Imagine uma menina com cabelos de Brasil”. “Tem dias que não tem pente que dê jeito, mas eu arrumo meu cabelo para não ficar com vergonha e a menina desse filme é igual a mim”, relatou a aluna.

Já Isac dos Santos, 9 anos, gostou dos filmes que falam de futebol. “Eu gosto muito de futebol e eu sei que tem meninas que gostam também, mas elas tem medo de jogar com a gente, porque tem meninos que não deixam, mas a gente tem que deixar”, avaliou. De 22 a 26 de maio seis escolas da rede municipal de ensino participaram da Mostrinha de Cinema e Direitos Humanos que aconteceu no auditório Antônio Vieira de Melo, anexo à Emef Presidente Vargas.