Método de barragem é usado em limpeza do canal da avenida José Conrado de Araújo

Serviços Urbanos
26/05/2017 15h45

 A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), não tem medido esforços para reestabelecer a qualidade de vida da população aracajuana. Com a chegada das chuvas nos últimos dias, o trabalho das equipes de limpeza de canais vem sendo intensificado por toda a cidade, através dos serviços de limpeza manual e pelo método de barragem móvel.

Na manhã desta quinta-feira, 25, agentes de limpeza da Emsurb iniciaram a limpeza do canal da avenida José Conrado de Araújo, no bairro Industrial, zona Norte da capital. O serviço está sendo feito pelo método de barragem móvel.

 A metodologia de funcionamento é engenhosa:  uma lona é utilizada para represar parte da água do canal, por meio de uma bomba de sucção. Em seguida, uma tela retém o lixo que foi arrastado pela correnteza gerada com a abertura da lona.

Segundo o coordenador de Resíduos Sólidos da Emsurb, Fábio Almeida, a técnica é eficiente, principalmente em locais de difícil acesso e com grande quantidade de lixo. “A principal vantagem é que todo o lixo é levado pela pressão da água, que, além de retirar os resíduos que estão na superfície do canal, remove o que está acumulado no fundo”, explicou.

O coordenador informou ainda que, o serviço está previsto para ser concluído em três meses por se tratar de um canal extenso e por ser um trabalho de limpeza minucioso.

“O trabalho que a Prefeitura de Aracaju está fazendo no bairro Industrial está sendo bem executado. O problema é que a população não coopera e joga lixo dentro e nas margens dos canais. Eles esquecem que o maior prejudicado somos nós, aracajuanos”, enfatizou o senhor João Evangelista dos Santos, que há trinta e cinco anos mora próximo ao local e acompanhava atento ao procedimento de limpeza.