Assistência encaminha famílias de volta às residências após chuvas

Assistência Social e Cidadania
26/05/2017 16h43

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Semasc) iniciou na manhã desta sexta-feira, 26, os trabalhos de encaminhamento das famílias afetadas pelas fortes chuvas, que incidiram em Aracaju no início desta semana, para suas casas. Desde a noite da última terça-feira, 23, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) vêm desenvolvendo o trabalho de acolhimento de pessoas atingidas pelo mau tempo, especialmente por enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.

Em levantamento feito pela diretoria da Proteção Social do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), um total de 97 famílias do entorno do Largo da Aparecida, localizado no bairro Jabotiana, foram cadastradas para receber os benefícios sociais concedidos pela prefeitura. Até esta sexta foram abrigadas, atendidas e contabilizadas 40 famílias no CRAS Madre Tereza de Calcutá, totalizando 103 pessoas que dormiram e fizeram suas refeições no equipamento da Assistência. Já em outras localidades da capital foram catalogadas duas residentes no bairro Coqueiral; duas no Porto Dantas; uma na Soledade; duas no Lamarão; uma no bairro Industrial; sete no bairro Santa Maria e duas no 17 de Março.

"Após o cessar das chuvas se constatou a possibilidade real de retorno dessas famílias às suas casas e hoje as nossas equipes estão fazendo visitas com o objetivo de verificar o tamanho dos danos. Na sequência as equipes dos CRAS irão fazer um atendimento diferenciado e intenso, tendo em vista que são pessoas extremamente pobres", destacou a diretora de Proteção Social da Semasc, Inácia Brito.  

Inácia ainda lembrou que ao longo de toda a estadia dos desabrigados no equipamento o objetivo foi o de garantir a integridade física e emocional de todos. "Foram concedidas cerca de cem refeições por turno, com lanches, para os desabrigados que ficaram alojados aqui no CRAS. Para as crianças recém-nascidas foram distribuídas fraldas descartáveis. Para todos, kits de higiene pessoal e alguns receberam até peças de roupas. É bom lembrar que estamos numa situação emergencial e o que a secretaria está fazendo, num ato contínuo, é identificar a necessidade dessas pessoas que precisam do apoio do poder público", completou. Para além da estrutura da Assistência, outros órgãos foram fundamentais para as ações como Guarda Municipal e Defesa Civil.

De acordo com o coordenador técnico da Defesa Civil, capitão Silvio Prado, agora será o momento de registrar o acontecimento, através de relatórios e tomar providências nas áreas dos ocorridos. "Fizemos as vistorias nos locais, tiramos fotos e vamos fazer um relatório de interdição parcial ou total de algumas residências para que essas pessoas não corram riscos", ressaltou. O coordenador ainda lembrou do canal de comunicação da Defesa Civil de Aracaju, que está disponível diariamente, 24h, para a notificação de novos casos e que pode ser acessado através do número 199.

Maria Helena Rodrigues teve seus bens danificados pela enchente, mas não ficou desassistida. "Fui muito bem atendida, me alimentei nas horas certas e meu filho recebeu todo o suporte. De tudo as assistentes sociais fizeram um pouco. Agora fiz o meu cadastro de benefícios e posso voltar pra casa um pouco mais tranquila."

Distribuição de kits

A Secretaria da Assistência também realizou a distribuição de kits de limpeza para a casa, de higiene pessoal, de cestas básicas e colchões para as famílias cadastradas.