Equipes da Prefeitura atuam para minimizar efeitos das chuvas da madrugada

Agência Aracaju de Notícias
27/05/2017 12h09

A madrugada deste sábado, 27, foi marcada por chuva contínua em Aracaju. Devido a isso, equipes da Prefeitura de Aracaju estão nas ruas da cidade desde às 5h para minimizar os efeitos das águas, agravados pelo nível da maré, que atingiu 2,2m, considerado muito alto.

Além da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Defesa Civil, as secretarias de Ação Social, Meio Ambiente e Comunicação também estão em plena atividade.

Até o momento, as equipes já realizaram desobstrução de bocas de lobos, limpeza mecanizada e manual de canais, atendimento social, apoio às famílias desalojadas e alertas para os perigos das áreas consideradas de risco, em diversos bairros, como Centro, Siqueira Campos, 13 de Julho, Farolândia, Getúlio Vargas, Cidade Nova, Santos Dumont, Industrial e Aeroporto. Durante o dia, outras localidades  também serão atendidas.

Com a diminuição do nível do Rio Poxim desde ontem à tarde e a limpeza do canal do Largo da Aparecida no início desta manhã, cessou o alagamento no Largo da Aparecida, assim como dos conjuntos JK e Orlando Dantas.

De acordo com a SMTT, sete semáforos apresentaram problemas nos seguintes locais: av. Tancredo Neves (próximo ao Huse), av. João Ribeiro (próximo ao Hospital São José), av. Maranhão com rua Neópolis, av. Augusto Franco com av. Nestor Sampaio, av. Gonçalo Rollemberg Leite com av. Augusto Franco, av. Euclides Figueiredo (próximo ao Moinho) e Shopping  Riomar. Até o momento, apenas o semáforo localizado próximo ao Huse não foi normalizado.

A equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) também está de prontidão desde as primeiras horas da manhã. Até o momento, estão acolhidas no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Coqueiral duas famílias. Ao todo, são nove pessoas acolhidas, sendo duas mulheres adultas e sete crianças.

Também foram atendidas pela equipe da Semasc quatro famílias que residem no bairro Cirurgia. Com um princípio de desabamento em suas residências, foi solicitado o apoio da Assistência Social, que prontamente enviou uma equipe ao local. Após o atendimento, foi ofertada a possibilidade das famílias, compostas ao todo por 18 pessoas, serem acolhidas em um albergue mantido pelo Governo do Estado.

No entanto, quando as famílias estavam se retirando para o albergue, familiares e vizinhos foram ao local e, demonstrando solidariedade, se colocaram à disposição para acolhê-los. Todos aceitaram. A Prefeitura irá disponibilizar o apoio necessário para o deslocamento das pessoas e o transporte dos móveis. Os profissionais da Semasc continuam de prontidão e, em parceria com a Defesa Civil, visitando áreas que estão em situação de risco.

Em caso de alguma ocorrência, o cidadão deve entrar em contato através dos telefones da Defesa Civil, 199, ou SMTT, 118.

Ações realizadas

A Prefeitura de Aracaju vem trabalhando incansavelmente durante toda a semana chuvosa que atingiu a capital aracajuana. Equipes de técnicos têm monitorado a situação para prevenir, equacionar os transtornos e dar assistência à população de forma efetiva, conforme determinação do prefeito Edvaldo Nogueira.

Apesar das ações que estão sendo realizadas, nos últimos dias, foram registrados diversos pontos de alagamentos, gerados pela ausência de manutenção, desobstrução anual dos canais e limpeza de bueiros durante a gestão anterior.

Diante a situação, o prefeito fez questão de acompanhar todo o trabalho de perto. Além da realização de reuniões para avaliação da situação e planejamento de ações junto ao secretariado, Edvaldo também inspecionou uma série de pontos mais críticos da cidade, na última quarta-feira, 24, verificando as ações de recuperação e prevenção desenvolvidas pela força-tarefa.