Secretaria da Saúde começa mudança para novo prédio

Saúde
29/05/2017 11h05

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá funcionar em novo prédio. A transferência da sede para o novo endereço começou na última sexta-feira, 26, e se prolongará pelos próximos dias, até que todos os setores sejam transferidos. A mudança trará uma economia mensal de R$ 10 mil, uma vez que deixará de ter gastos duplicados com contas de água, luz, telefone, internet e vigilância patrimonial referentes aos atuais prédios da sede e do Nucaar, além dos próprios aluguéis dos dois imóveis.

A nova sede irá funcionar à rua Nely Correia, s/n, no bairro Coroa do Meio, próximo ao Shopping Riomar, e será também o local de funcionamento do Nucleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) da SMS, que, por enquanto, ainda funciona na avenida Hermes Fontes, 45. A mudança completa deve levar 30 dias, mas já foram transferidos para o novo endereço o gabinete do secretário, a Assessoria de Comunicação e o Departamento Administrativo e Financeiro. Os demais setores serão transferidos paulatinamente, de forma que a mudança não ofereça solução de continuidade para os serviços de saúde.

Irão funcionar na nova sede além dos setores citados acima, a Diretoria de Vigilância à Saúde - aí incluindo as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica -, e de Atenção à Saúde - com as coordenadorias de Atenção Básica, Urgência e Emergência, Especializada e Psicossocial -, bem como as Assessorias Jurídica e de Planejamento, Ouvidoria, Nucaar e Protocolo.

Segundo o secretário Municipal da Saúde, André Sotero, a mudança para uma nova sede é essencial para dar mais qualidade às condições de trabalho dos servidores que atuam na sede da secretaria, uma vez que o prédio que a sediava não contribuía para a saúde ocupacional dos trabalhadores, além de não atender as necessidades de funcionamento das atividades laborais da secretaria.

“A equipe de engenharia e arquitetura da Secretaria Municipal de Saúde fez uma vistoria no prédio atual e detectou uma série de situações que desaconselham a permanência da SMS naquele local, a exemplo do fato de a estrutura não atender aos padrões de segurança; de a rede elétrica estar no limite, não suportando a instalação de mais nenhum equipamento sem o rico de provocar o aquecimento da fiação; da ausência de projeto de combate a incêndio e rota de fuga; e ausência de acessibilidade”, relacionou André Sotero.

Em relação a ausência de projeto de combate a incêndio, a SMS já havia sido notificada pelo Corpo de Bombeiros de Sergipe, por expor seu quadro funcional a riscos em caso de princípio de incêndio, haja vista não haver sinalização de rota de fuga, possuir corredores estreitos e fiações elétricas expostas e próximas às divisórias navais.