Abertura do 26ª Salão dos Novos acontece nesta terça-feira, 30

Cultura
29/05/2017 11h43

Adiado por causa das fortes chuvas registradas em Aracaju, a 26ª edição será aberta nesta terça-feira, 30, a partir das 19h30, na Galeria de Arte Álvaro Santos, com entrada gratuita. O evento, uma realização da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), se tornou a principal mostra de novos talentos nas artes em Sergipe.


Para a exposição da abertura, foram selecionadas cerca de 80 obras. Um grupo de jurados, formado pelo arquiteto Murilo Guerra, o escritor e colecionador de artes Marcelo Ribeiro e o agente cultural Pascoal Machado, foi responsável por esta seleção.

Das peças selecionadas, quatro foram escolhidas pelo júri de premiação composto pelo professor de designer gráfico da Universidade da Bahia (UNBA), Luiz Firmino Soares Neto, a fotógrafa Edel Ferreira, e a escritora, jornalista e cineasta Ilma Fontes. Houve empate na terceira colocação, os dois vão dividir o prêmio em dinheiro.

Segundo o presidente da Funcaju, Sílvio Santos, o salão de novos é um ‘concurso-exposição’ que identifica novos talentos das artes plásticas. “É uma vitrine, um incentivo de grande potencial. O salão de novos abre espaço para os novos talentos. Temos um compromisso social de enaltecer as linguagens artísticas e a mostra exerce bem esse papel”, diz.

O coordenador da Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), Luiz Adelmo Soares, afirma que o Salão dos Novos já é considerado uma tradição no estado. "Estamos na 26ª edição de uma premiação disputadíssima, que todos os anos atrai um grande número de artistas ansiosos para conhecer os mais novos nomes das artes plásticas lançados pela Álvaro Santos", observou.

Luiz Adelmo lembra que este ano houve uma maior diversidade entre as obras. "Tivemos uma grande variedade de produtos. Como por exemplo, obras feitas por óleo sob tela, aquarela, desenho à arte, esculturas de pedra e argila".

A Galeria de Arte Álvaro Santos fica localizada na praça Olímpio Campos, s/n, no Centro de Aracaju. Mais informações através do tel. 3179- 1308.