Emef Olga Benário recebe projeto sobre importância da educação ambiental

Educação
29/05/2017 15h37

Para conscientizar os estudantes sobre educação ambiental, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza ações que destacam a importância do meio ambiente. Desta vez, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, localizada no bairro Santos Dumond, recebeu nesta segunda-feira, 29, representantes da Energisa e da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), que apresentaram o Projeto "Conta Cidadã", com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da educação ambiental para a coleta seletiva e os benefícios do uso adequado e consciente da energia elétrica.

A Emef Olga Benário já tem uma visão de preservação e reciclagem, que de acordo com a diretora adjunta, Maria Valdeci da Silva Santos, são assuntos que a escola sempre aborda com os alunos. "Tivemos um projeto "Se ligue, recicle", onde construímos lixeiras de garrafa de água mineral que hoje são utilizados nos corredores da escola. Temos consciência que esse trabalho precisa ser continuo para mostrar aos nossos alunos a importância e os benefícios da reciclagem. Por isso, receber o "Conta Cidadã" é muito importante para mostrar aos nossos alunos que esses projetos também existem fora da escola, para que eles sejam multiplicadores de informações e de ação, não só dentro da escola, mas também na comunidade e em casa", diz Valdeci.

Para a estudante do 9º ano, Jéssica Santos de Oliveira, é de suma importância expor um assunto como reciclagem na escola. "Nem todo mundo pensa em reciclar e jogar o lixo no local correto. Aprendemos hoje que a reciclagem é muito importante para o meio ambiente e ainda podemos usar esse beneficio para ganhar desconto na conta de energia. Um projeto muito bom, não só para as escolas como para a nossa cidade", conta.

O representante da Care, Adriano dos Santos, explica que realizar ações nas escolas é importante para que os estudantes compreendam e implantem a coleta seletiva para benefício da população. "A ideia é despertar nos alunos a sensibilidade para desenvolver essas atividades dentro das escolas, para que eles entendam a real importância dos materiais recicláveis despertando o interesse em adquirir a coleta seletiva. Realizamos palestras com esse objetivo", revela.

Projeto "Conta Cidadã" nas escolas

O "Conta Cidadã" é um projeto socioambiental da Energisa que em parceria com a Semed e a Care, divulgam nas escolas da rede municipal a conscientização e os benefícios da coleta seletiva. É o que aponta a supervisora do projeto "Conta Cidadã" em Sergipe, Kátia Lina Silva. "Iniciamos essa parceria com o objetivo de levar a consciência ambiental para os estudantes da rede, para mostrar a educação ambiental de uma forma ampla, explicando para eles a importância da coleta seletiva na conservação dos nossos recursos naturais. A escola é um espaço em que se aprende, gerando o conhecimento para o aprendizado dos alunos. Então essa é uma parceria importante que temos com a Semed, pois a sensibilização começa desde a infância para que eles cheguem na vida adulta sabendo a importância da reciclagem e praticando ações que beneficie a população", aponta Kátia.