Semasc realiza workshop sobre gestão de estatísticas no Suas

Assistência Social e Cidadania
29/05/2017 17h41

A coleta e a sistematização de dados na política de Assistência Social têm uma importância muito grande. Através da análise das informações obtidas é possível traçar de forma assertiva estratégias para a atuação do Sistema Único da Assistência Social (Suas).  Por isso, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio das diretorias de Planejamento e da Gestão do Suas, realizou um workshop sobre gestão de estatísticas do SUAS, no auditório da SMTT no período da manhã e no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no período da tarde.

Para o secretário adjunto da Semasc, Valdiosmar Vieira, o trabalho de sistematização e estatística dos dados deve ser encarado por todos os componentes da pasta como uma atividade coletiva e necessária. "Todos nós fazemos parte desse processo e estamos imbuídos para que essa nova dinâmica de trabalho dê certo. Nós, quando sentamos para desenhar o modelo dessa secretaria, decidimos inovar desde o primeiro momento. E essa inovação continuará acontecendo".

O workshop é formado por etapas teóricas e práticas. A primeira foi uma videoconferência sobre o sistema informatizado e articulação dos serviços sócio assistenciais, ministrado pela empresa Portables. O departamento de tecnologia da informação da Semasc está em contato com várias outras empresas de sistematização de dados para encontrar qual se encaixa melhor às necessidades do município.  A parte prática acontece durante os debates sobre geoprocessamento aplicado às políticas sociais e no minicurso de tratamento de microdados do Cadastro Único, com o professor de Estatística da UFS, Kleber Oliveira.

A capacitação firma uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Universidade Federal de Sergipe que, de acordo com Kleber Oliveira, traz uma grande melhoria tanto para os serviços da Prefeitura quanto para a UFS. "Esse workshop se insere em um termo amplo de cooperação técnica, que tem duas finalidades: a primeira é auxiliar a Prefeitura no que a universidade pode, como o caso específico da capacitação que ministrei hoje (‘Como utilizar as informações do Cadastro Único para melhorar a capacidade de gestão pública da prefeitura municipal'). Do ponto de vista da universidade, isso abre portas de estágio para os nossos alunos das áreas de estatística, administração e pedagogia, por exemplo. Essa gestão compartilhada do serviço público é muito importante, porque a universidade sai dos seus muros, se envolve cada dia mais com as questões da cidade. É uma ação extremamente integrada, corajosa".

A diretora de Gestão do Suas, Rosária Rabelo, acredita que a informatização auxilia muito na agilidade e qualidade do serviços. "Demos um passo extremamente importante na reorganização do Suas no nosso município, que é o de discutirmos a articulação do planejamento com a vigilância socioassistencial para que possamos monitorar melhor a nossa intervenção do Suas em Aracaju. Com os dados ao alcance das mãos poderemos trabalhar de forma muito mais direcionada e quem ganha com isso é a população".