Ação da Prefeitura evita invasão em área de preservação

Obras e Urbanização
30/05/2017 17h28

A tentativa de invasão de uma área de preservação conhecida como como maré do Apicum, localizada às margens da avenida Desembargador José Antonio de Andrade Góis, próximo ao leito do rio Sergipe, no bairro Coroa do Meio, foi impedida graças a uma ação articulada entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e o auxílio da Guarda Municipal (GMA). A ação ocorreu na manhã desta terça-feira, 30, e mobilizou um cerca de 50 profissionais dos quatro órgãos.

No local, além de lixo e entulho, foram identificadas estruturas para a criação de cavalos, ligação de água irregular, equipamentos de armazenamento de ração animal e pequenos currais feitos de forma rudimentar com madeira ou arame. Amparados por lei específica que preconiza a defesa mangues e outras áreas de preservação permanente no território urbano, os representantes da administração buscaram dialogar com os moradores da região tentando convencê-los da necessidade de preservar os nichos ecológicos da maré do Apicum. Em seguida, o local passou a ser limpo e removidas as estruturas construídas de forma irregular.

Com previsão de ter continuidade durante a semana, a ação é de fundamental importância para inibir a invasão ou qualquer tipo de mau uso da área de mangue. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, argumenta que este tipo de trabalho deve ser desenvolvido sob pena de ter comprometida as regiões ricas em flora e fauna nativas.

"Toda cidade que pretende promover qualidade de vida deve preservar a vegetação originária e manter o ecossistema em harmonia. O ser humano precisa ter a consciência do seu limite com a natureza. Não se trata de criminalizar quem quer que seja, pelo contrário, são os órgãos públicos cumprindo suas prerrogativas e defendendo um patrimônio de todos e do qual somos dependentes: a natureza", enfatiza.