Penúltimo dia da V Semana do Meio Ambiente é marcado por reflexões

Meio Ambiente
08/06/2017 17h08

 
A V Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), teve início no último domingo, 4, e segue até esta sexta-feira, 9. A programação da manhã desta quinta-feira, 8, penúltimo dia do evento, contou com uma roda de conversa no Parque da Sementeira sobre políticas públicas para ecossistemas urbanos, com a presença do secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Cesar Viana; do economista Wirlan Bernardo; do biólogo e representante do Prodema/UFS, Adauto Ribeiro; do geógrafo e representante da ONG Ciclo Urbano, Waldson Costa; e do arquiteto e urbanista, Ricardo Mascarello.
 
“Levei uma discussão sobre o valor econômico que a sociedade dá a esses ecossistemas, porque há sempre um litígio entre o ecossistema do ponto de vista ambiental e do seu uso econômico. Já participei de outras edições do evento e parabenizo a Prefeitura de Aracaju e a Sema pela iniciativa”, declara o economista, Wirlan Bernardo.
 
O geógrafo e representante da ONG Ciclo Urbano, Waldson Costa, explica que destacou a questão da mobilidade urbana de Aracaju. "Um dos pontos também abordados na roda de conversa de hoje foi uma análise socioambiental do contexto urbano de Aracaju, que é o foco de pesquisa e estudo que a gente vem realizando há um tempo”, relata Waldson Costa.
 
A programação de hoje foi realizada no Parque da Sementeira e contou com aula de Yoga, distribuição de mudas, visita ao mundo fictício “Ujacará” e uma feira de ciências realizada pelo Sesc. Os alunos da rede municipal de ensino estão fortemente engajados nas atividades da V Semana do Meio Ambiente. Durante todo o dia, eles visitaram o Parque da Sementeira, CCTECA, Oceanário e Museu da Gente Sergipana, recebendo instruções sobre cada ponto visitado.
 
 
Parcerias
 
A Semana do Meio Ambiente conta com o apoio do Shopping Jardins, Universidade Tiradentes, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ecologia Marinha na Escola (Emane), Casa da Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), Projeto Tamar (Oceanário), Museu da Gente Sergipana, Cine Vitória, Movimento Popular de Saúde de Sergipe (Mops), ONG Ciclo Urbano, SESC, Espaço Ícaro, Organum, RR Bike e órgãos da Prefeitura de Aracaju, como: Secretaria Municipal da Educação (Semed), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) e Guarda Municipal (GMA).