Capacitação: 300 ambulantes são certificados através da Fundat

Formação para o Trabalho
09/06/2017 15h10

Valorizar a profissão de ambulante é uma das principais preocupações da atual gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Focada em investir ainda mais na categoria, a Fundação realizou na manhã desta sexta-feira, 9, a certificação dos 300 ambulantes que participaram da oficina de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, ministrada pela primeira vez com instrutores contratados diretamente pela Fundat, por meio da modalidade de curso livre.

A certificação aconteceu no auditório do Senac, em parceria com a Vigilância Sanitária, às 7h30, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O objetivo da ação também foi habilitar ambulantes que pretendem trabalhar nas festas juninas.

Durante a solenidade, o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, agradeceu ao prefeito Edvaldo Nogueira e a todos que prestigiaram a certificação das primeiras turmas da oficina. "Este é um certificado que tem validade de um ano e é exigido pela Vigilância Sanitária para que eles possam continuar trabalhando e comercializando os seus produtos", explica Luiz, reforçando o compromisso da gestão em transformar vidas por meio da geração de renda. "Não é apenas vender, mas aplicar todas as técnicas ensinadas na oficina", conclui.

O prefeito Edvaldo Nogueira destaca que está capacitação é muito importante não apenas para o desenvolvimento dos ambulantes, mas para a sociedade. "Muitas pessoas ainda não valorizam determinadas profissões, mas é válido ressaltar que nenhum trabalho é melhor do que o outro e esta atividade desenvolvida por eles é muito digna e precisa ser cada vez mais organizada, por isso nós oferecemos qualificação para melhorar a qualidade de vida destes cidadãos e dá mais confiança para a clientela", afirma Edvaldo.

Capacitados

Cláudio Reis tem 41 anos e trabalha como ambulante há quase 30, vendendo churrasquinhos em festas e eventos. É a oitava vez que ele participa da capacitação de forma gratuita e acredita que por meio dela a sociedade passa a enxergar com mais credibilidade a profissão. "Quando eu apresento o certificado aonde vou sou bem tratado. Agradeço a Deus primeiramente e aos órgãos competentes por nos dar essa chance de melhorar o nosso trabalho", conta Cláudio, relatando as principais lições aprendidas na oficina. "Aprendi a maneira correta de servir o cliente e fazer com que ele retorne e a outra coisa é que aprendi a conservar os alimentos, hoje não perco mais a minha mercadoria, compro a quantidade certa", comenta.

Ana Maria Souza, 61, comercializa todos os domingos no Parque da Cidade, localizado no bairro Industrial. Lá, ela vende diversos lanches como batatinha frita, espetinho e queijo assado. Casada e mãe de três filhos, a ambulante revela que sente-se valorizada ao receber esta oportunidade de aperfeiçoar a sua profissão. "Esse curso tem me ajudado, me orienta a trabalhar na limpeza cuidando da higiene pessoal atrai mais clientes. Sinto que tenho que agradecer porque o que é bom a gente agradece", reconhece Ana Maria.