V Semana do Meio Ambiente de Aracaju com balanço positivo

Meio Ambiente
10/06/2017 07h09

A V Semana do Meio Ambiente de Aracaju, realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Aracaju contou com uma programação vasta. O evento, que começou no último dia 4, domingo, e terminou nesta sexta-feira, 9, aconteceu em diversos pontos de Aracaju, como o Parque da Sementeira, onde ocorreu a roda de conversa sobre energia solar, ministrada pelo engenheiro Paulo Mário Machado Araújo, primeiro brasileiro a estudar o fogão solar.

“Eu fui ao Peru realizar um estudo com os Incas para saber como eles estudam o sol. Lá eu descobri a possibilidade de cozinhar com o sol, só que eu não sabia como e nem que tipo de equipamento cozinhar. Quando voltei dessa viagem de estudo, comecei a produzir materiais, como caixas, antenas parabólicas, entre outros.Testei esses equipamentos no sol e deu certo. Cozinhei inicialmente a macaxeira e depois tentei cozinhar o feijão, eu disse: 'meu deus, que riqueza! Por que nossos avós não nos ensinaram que era possível cozinhar com o sol?' Quando vi que era possível, eu decidi ensinar as pessoas a fazer", relata Paulo.

Em sua roda de conversa, Paulo discutiu com os participantes o fato de o fogão solar, além de ser instrumento de educação ambiental, pode diminuir o impacto sobre as áreas verdes. No instrumento não há emissão de gás carbônico (CO2), ele é altamente ecológico e ainda pode contribuir na melhoria da renda familiar das populações carentes, pois é gratuito. Ele também abordou as possibilidades de produzir óleo de coco com energia solar. A sua ideia principal é valorizar os produtos locais.

No Museu da Gente Sergipana, a contadora de histórias Isabel Melo levou os visitantes a um passeio pelo local e concluiu narrando belíssimas histórias para eles. Já o Oceanário de Aracaju contou com as últimas atrações do evento. Iniciou-se com a soltura de tartarugas, em seguida foi apresentado o coral da Sema, formado por servidores da própria secretaria que cantaram músicas que abordavam aspectos da natureza. Por fim, houve aula de zumba e apresentação do grupo de dança da Universidade Tiradentes.