Aracaju sedia Mundial Escolar de Triathlon com êxito

Juventude e Esporte
12/06/2017 16h29

A 3ª edição do Campeonato Mundial Escolar de Triatlhon chegou ao fim no último domingo, 11. Por seis dias, cerca de 100 atletas com idade entre 15 a 18 anos, de cinco países, incluindo o Brasil, movimentaram a Orla de Atalaia com competições esportivas como natação,  ciclismo e corrida. Além dos esportistas, familiares, técnicos e dirigentes alemães, húngaros, chilenos e franceses estiveram na capital sergipana. Um fluxo que refletiu diretamente na economia local, gerando ocupação na rede hoteleira, bares e restaurantes.

O Mundial foi promovido pela International School Sport Federation (ISF) com apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), que garantiu a organização das provas por meio dos seus colaboradores. O evento também foi apoiado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Seel).

Todo o suporte dado ao evento foi reconhecido pelo vice-presidente da ISF, Robson Aguiar. De acordo com ele, o nível da competição em Aracaju foi elevado. "Quero parabenizar cada um dos parceiros que fizeram desse evento um sucesso. Tudo aquilo que Aracaju se propôs a fazer, fez bem feito. Isso coloca a capital na rota das grandes competições esportivas" elogiou.

Para o secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, o sucesso do evento é resultado dos esforços empreendidos. "Precisamos, e vamos procurar trazer, de mais competições deste nível, para beneficiar nossa capital. Eventos como este fazem com que nossos jovens tenham em quem se espelhar. Isso é importante, pois queremos vê-los levando a bandeira do estado pelo Brasil e pelo mundo", destacou o secretário.

Conquista

A prova de que os esforços dedicados ao Mundial de Triathlon se refletiram nos resultados, foi o pódio. O único representante de Aracaju no campeonato, o estudante Cleverton Gomes Santos, 15 anos, com apenas 1 ano e 6 meses de prática no triathlon, conquistou a medalha de prata na prova do revezamento A-1. "Consegui dar o meu melhor. Pedalei forte e corri forte, que são minhas duas principais qualidades, e consegui segurar no final a segunda posição. Estou muito feliz, e agora é treinar para as próximas competições. Espero estar no mundial que vai ser em 2019 na França", celebrou o atleta.

Assim como o jovem aracajuano, a delegação brasileira também alcançou grandes posições no mundial. Foram seis medalhas em provas individuais no primeiro dia, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze, e sete medalhas - uma de ouro, três de prata e três de bronze - nas provas de revezamento misto, realizadas no sábado. Esta foi a melhor participação do Brasil em um Mundial de Triathlon Escolar. Na edição anterior, que ocorreu em 2015 em Versailles, na França, o Brasil só havia conquistado uma medalha de bronze.

Para quem esteve em Aracaju apenas como acompanhante, o campeonato também ficará marcado. É o caso do empresário da cidade paulista de Ribeirão Preto, José Luiz Felício Filho, que veio a capital sergipana para acompanhar seu filho. "Fiquei impressionado com a organização da prova, com o nível de limpeza da cidade e com sua beleza. Fui muito bem acolhido por todos. Sem dúvidas, voltarei mais vezes a Aracaju", enfatizou o empresário.