Trezena de Santo Antônio: Emsurb garante limpeza da festividade religiosa

Serviços Urbanos
13/06/2017 13h02

A Colina do Santo Antônio é o local que marca o início da capital sergipana. No alto, onde fica a igreja que tem o nome do mesmo santo, fiéis se reúnem todos os anos para a trezena de Santo Antônio e agradecem as graças alcançadas, além de renovar os pedidos.

Todos os anos, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), garante a limpeza da área onde acontece a festividade religiosa, que tem o seu ponto alto neste dia 13 de junho, data em que se comemora o santo padroeiro, e culmina com a tradicional procissão pelas principais ruas e avenidas do bairro.

"Realizamos um cronograma específico para cada finalidade de evento, procurando atender as demandas da comunidade. Nesse caso da paróquia do Santo Antônio não podia ser diferente. Organizamos nosso planejamento de manter a limpeza durante, antes e depois de cada dia de evento", enfatizou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.

Ainda segundo o diretor, sete equipes de agentes de limpeza vêm atuando efetivamente durante os 13 dias de festividades em todas as ruas e avenidas do bairro Santo Antônio, para que tudo aconteça da melhor maneira possível, proporcionando para a população acesso a locais limpos e organizados.

Organização e limpeza

"Venho todos os anos agradecer pelas graças alcançadas no meu casamento e na minha família, e sempre encontro a festa limpa e organizada", contou a aposentada Maria Angélica Monteiro, que aproveita a festividade para agradecer ao santo casamenteiro pelo matrimônio alcançado.

"O serviço de limpeza realizado pela Emsurb é nota dez, o que falta é a colaboração da população. Todos os dias vejo logo cedo os agentes de limpeza, mas infelizmente ainda falta conscientização da comunidade" informou a integrante da Pastoral da Pessoa Idosa, Rosângela Santos Barbosa, que comercializa produtos religiosos durante a trezena.

Santo Antônio

Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo (verdadeiro nome de Santo Antônio) nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana. Após um ano de catequese no Marrocos, teve de deixar o país por motivos de saúde e seguiu para a Itália.

Lecionou teologia nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua. Em todos esses lugares, lhe eram atribuídos feitos prodigiosos. Era um pregador culto e apaixonado, conhecido por sua devoção aos pobres e pela habilidade para converter heréticos.

A saúde sempre comprometida o obrigou a se recolher no convento de Arcella, perto de Pádua, na Itália, onde escreveu uma série de sermões. Antônio morreu em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.