Emsurb disponibiliza serviço de Ouvidoria para população

Serviços Urbanos
14/06/2017 14h56

Uma administração pública comprometida com a qualidade de vida e com a cidadania necessita de um canal de retorno para estreitar os laços junto à comunidade. Por pensar dessa forma, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), disponibiliza o serviço de Ouvidoria que atua diretamente no cotidiano da população.

Integrante da Assessoria de Controle Interno, a Ouvidoria da Emsurb é responsável pelo tratamento das solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos prestados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos. Atua na interlocução entre o cidadão e a administração pública, visando o aprimoramento da gestão.

“Os serviços da nossa Ouvidoria estão baseados na lei 13.303, que rege as empresas públicas e está pautada na transparência. Atendemos tanto ao cidadão comum como aos nossos servidores. Temos uma sessão que cuida da Corregedoria, responsável por processos administrativos de sindicância e inquéritos e duas auditorias, a contábil e a financeira”, explicou o chefe da Assessoria de Controle Interno da Emsurb, Jorge Luiz Husek.

Ao receber as manifestações, que pode ser um elogio, sugestão ou reclamação, a Ouvidoria encaminha para o setor responsável. O prazo estipulado para o atendimento é de dez dias, prorrogáveis por mais dez dias para oferecer ao cidadão uma resposta conclusiva. De acordo com dados da Assessoria de Controle Interno, somente neste ano, no período de janeiro a maio, foram recebidas um total de 92 manifestações.

“A instalação da Ouvidoria na Emsurb trouxe uma aproximação dos cidadãos com a Empresa. Agora, podemos identificar os anseios e necessidades da população diante dos serviços prestados, através de canais de comunicação acessíveis e diretos”, acrescentou Husek.

Canais de comunicação

Os canais de comunicação entre os cidadãos e a Ouvidoria são: TAG – Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública, disponibilizado no link Ouvidoria no site da Prefeitura,  pelo email ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br , pelo telefone 3021-9908, pela Ouvidoria Geral da Prefeitura de Aracaju (1622), ou ainda se dirigir pessoalmente à sede da Emsurb na av. Jornalista Santos Santana, s/n, Parque Augusto Franco (Sementeira), se segunda a sexta de 8h às 12h e das 14h às 17h.