Programa Saúde na Escola vai à Emei Fernando Guedes

Educação
19/06/2017 17h12

O Programa Saúde na Escola (PSE), projeto da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua suas atividades de visita às escolas para prevenção e cuidados relacionados à saúde no ambiente escolar. Na manhã desta segunda-feira, 19, a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dr. Fernando José Guedes Fontes, do Bairro América, por intervenção do PSE, recebeu a visita de uma equipe de profissionais, que fizeram avaliação médica nos estudantes.

A ação visa inibir o surgimento e proliferação de enfermidades, bem como incentivar hábitos que levem a uma vida mais saudável não somente para os alunos, mas também professores e funcionários. Visando estes benefícios, durante a visita a equipe médica fez uma análise clínica de cada criança de forma individual e deixou  remédios para aqueles em que foi encontrado algum tipo de necessidade.

 A diretora da Emei, Kátia Siene, conta que se sente agradecida pela receptividade e atitude dos profissionais do PSE e a equipe médica. "Fiquei satisfeita com a vinda destes profissionais à nossa escola, agradeço a atenção de cada um, a dedicação do pessoal da PSE, assim como cada profissional que veio e foi muito atencioso com as crianças. Tenho certeza que cada pai ou mãe também se sente grato e sente que os filhos estão em boas mãos", afirma a diretora. 

Kátia destaca também o quanto é importante a presença de profissionais para monitorar a saúde dos estudantes, já que se encontrada alguma enfermidade, nem o aluno nem o pai serão prejudicados na vida escolar e familiar. "Se por acaso houver algum caso de doença contagiosa, por exemplo, dentro da escola, nós diretores temos que, por precaução, afastar o aluno e nós não queremos porque além de deixar de participar das atividades de classe, as mães trabalham e não têm onde deixar os meninos", relata a diretora.

De acordo com a coordenadora do PSE pela Semed, Claudia Conceição, ações como esta visam a melhoria da qualidade de vida de todos. Segundo ela, o PSE trabalha visitando cada bairro para que haja esta aproximação em que a escola possa estar participando das ações do programa.

 "Nestas visitas geralmente ocorre a avaliação e quando as crianças têm algum problema elas são encaminhadas para a Unidade Básica de Saúde de sua comunidade. Também fazemos ações de orientação aos familiares com palestras ou rodas de conversa para passarmos informações sobre algumas temáticas que eles têm que conhecer. Assim esclarecemos quanto à alimentação, higiene, cuidados com o corpo e mudança de hábitos que são maléficos à saúde", destaca a coordenadora.

Como técnica do PSE pela SMS, Aline Barros fala sobre as ações realizadas nas unidades de ensino. "Realizamos avaliações antropométricas, ações de saúde bucal, fazemos a análise do cartão de vacinas e vamos às escolas também saber se tem algo acontecendo, para darmos o tratamento necessário à doença, com os devidos cuidados", elenca a técnica.