Educação Ambiental: Prefeitura atua na sensibilização dos aracajuanos

Meio Ambiente
19/06/2017 17h51

Separar plásticos, metais e papéis da natureza vai muito além de uma seleção. O ato de reciclar é fundamental para manter o ambiente limpo, preservar a fauna, a flora, e para proporcionar qualidade de vida. Por conta disso, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), possui um setor voltado à educação ambiental, com enfoque na sensibilização dos aracajuanos, para que eles possam criar mecanismos de preservação ao meio ambiente.

"Quando falamos em educação ambiental, muitas pessoas acham que trabalhamos somente com crianças e jovens, mas não. Queremos desmistificar isso e mostrar que toda população, independente de idade, pode contribuir, sim, para a melhoria do meio ambiente", enfatiza o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Cesar Viana.

Na prática

O mecanismo mais comum utilizado pelos aracajuanos para a reciclagem é o que costuma ser praticado pelas companheiras Valéria Mota de Oliveira e Tomásia da Silva Neves, que contribuíram para a V Semana do Meio Ambiente de Aracaju, realizada entre os dias 4 a 9 de junho. Elas confeccionaram um painel de exibição dos filmes com materiais recicláveis, como o pallet e porta de guarda-roupa velho. Hoje, continuam realizando o trabalho de reciclagem e produção de materiais artesanais. 

Neste mês de junho, período de festejos juninos, elas realizam o trabalho de forma temática, criando, assim, diversos produtos com artefatos específicos. Valéria e Tomásia utilizam palhas de coqueiros, latas, retalhos de tecidos, bambus,  e todos esses materiais vêm do sítio delas.  E, segundo Valéria, os processos de criações desses produtos são bem simples.

"Se for pallet, lixamos, envernizamos ou pintamos. Se for lata, lavamos e amassamos a parte que foi aberta para que ninguém se corte. Com o bambu, deixamos galhos limpos, e com os retalhos de tecidos nós costuramos ou colamos. A partir daí vamos criando e decorando", explica.