Emef Costa Melo encerra projeto de arborização com concurso de desenho e redação

Educação
20/06/2017 15h40

A prática da educação ambiental nas escolas vem trazendo a sensibilização e consciência dos estudantes sobre a importância do meio ambiente. Com isso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Antônio da Costa Melo, localizada no bairro Getúlio Vargas, realizou nesta terça-feira, 20, o encerramento do Projeto "Nosso Pomar", que desenvolve um trabalho de educação ambiental através de dois programas, uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed) com o "Rede de Escolas Sustentáveis", e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) com o "Amigos do Meio Ambiente".

De acordo com a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Maíra Ielena, essa ação é mais um importante passo do projeto Rede de Escolas Sustentáveis, que é muito importante para estimular e conscientizar as crianças, visto que elas são disseminadoras do conhecimento adquirido.

"O dia de hoje representa o resultado da soma de esforços. Quando a escola se junta com a Semed e com os parceiros como a Sema, nossas ações podem ser potencializadas. Acreditamos que a construção de uma rede de escolas sustentáveis tem impacto sobre a qualidade de vida dos nossos professores e dos nossos alunos. As nossas escolas da rede municipal de ensino têm muitos projetos próprios, e nós da secretaria, além de propor novos projetos, também oferecemos suporte para os projetos que as escolas já realizam", pontua Maíra.

Concurso

Para realizar o encerramento dessa primeira fase do projeto, a Emef Costa Melo realizou o 1º Concurso de Desenho e Redação com o tema: As árvores da minha escola. Durante os últimos dois meses a escola desenvolveu ações para o projeto de arborização e o concurso teve como objetivo expor o que os estudantes aprenderam durante esse período de uma forma mais lúdica. Os alunos foram premiados com sacolinhas educativas, com canetinhas, lápis de cor e caderno.

Com o tema, 'As árvores de minha escola', foi realizado o concurso de desenho e redação. Segundo a diretora da Emef Costa Melo, Itamara Leite, a atividade foi uma forma encontrada pela escola de sensibilizar as crianças do 1º ao 5º ano com o desenho e do 6º ao 9º ano com em relação ao processo de arborização.

"O plantio de árvores frutíferas foi feito com os estudantes do 6º ao 9º ano, eles fizeram, também a redação e os destaques foram os estudantes do 6º e 7º ano. Uma forma de envolver toda a escola nesse projeto. Essas ações dão uma injeção de ânimos nos estudantes e os sensibiliza, fazendo que com eles se sintam responsáveis pelo projeto e por cuidar do ambiente verde de nossa escola, que de agora em diante estará por nossa conta", explica

Alan Nascimento, do 7º A, teve a sua redação escolhida entre as melhores no concurso de redação. "Escrevi sobre a importância das árvores e seus frutos para o corpo e para o meio ambiente. Gostei muito de fazer a redação porque que pude explicar sobre os tipos de árvores que conheci com o projeto. Fiquei feliz em terem escolhido a minha redação", revela.

Já Kennay Santos dos Anjos foi selecionado como um dos melhores desenhos. "Meu desenho foi sobre a natureza. Desenhei o mar, as árvores, plantas, amimais como passarinhos. Gostei de fazer essa atividade na escola e mostrar que é importante cuidar do meio ambiente", destaca o estudante.