Fundat e Semasc discutem políticas de empregabilidade para pessoas em situação de vulnerabilidade

Formação para o Trabalho
20/06/2017 15h30

A diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Rosana Amaral, e a coordenadora de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semasc), Maria Teles, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 20, no Estação Cidadania, na Rua Pacatuba, Centro. O encontro teve como objetivo debater a respeito de políticas de investimento na empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com Maria Teles, além de atingir as mulheres que sofrem violência doméstica, o objetivo da parceria também abranger o público transexual. "A situação do transexual chega a ser mais grave que a da mulher. O mercado de trabalho é fechado para ambos e, por vezes, eles acabam trilhando o caminho da marginalidade. Por isso, é necessário também acolhê-los e tirá-los da rua", explica a coordenadora.

A coordenadora continua afirmando que muitos começam a sofrer violência dentro de casa e, aquelas que são egressas do sistema prisional, não conseguem mais ser aceitas pela própria família. "Precisamos aumentar o percentual de contratação dessas pessoas porque esta é uma forma deles se sentirem atendidos e, por isso, contamos com a sensibilidade dos gestores públicos", acredita.

Segundo Rosana Amaral, o primeiro passo que a Fundat se propõe a dar em apoio a este público é o cadastramento no sistema de intermediação de mão de obra existente no órgão. "Nós temos a Agência do Trabalhador que realiza o cadastro de currículo e, em paralelo, é necessário que façamos um diagnóstico para saber qual o perfil e as aptidões profissionais deles, além de sensibilizarmos as empresas para que elas os contratem", afirma.

Ela também reforça a importância de estimulá-los a retomar os estudos, inserindo-os nos cursos de qualificação da Fundação. "A partir da análise do perfil, procuraremos oferecer oportunidades de aprendizado através das nossas capacitações, direcionando eles para os cursos relacionados com as suas afinidades profissionais", conclui Rosana, mencionando as ações de empreendedorismo que a Fundat também desenvolverá com o público.