Sucesso no primeiro dia edição junina do projeto ‘Ocupa a Praça’

Cultura
21/06/2017 23h12

Nos quatro cantos de Aracaju é possível notar como a cidade respira o período mais aguardado do ano, o São João. Os festejos juninos aquecem a economia nordestina e mostra aos visitantes o melhor da cultura popular da região. A festa também está no calendário da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do Centro Cultural de Aracaju e do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), que realizaram mais uma edição especial junina do projeto ‘Ocupe a Praça’. 

Cinema, feira gastronômica e muita música. Assim foi composto o projeto, que tem como proposta envolver a cultura junina através do cinema e os aspectos culturais da época harmonizando ainda mais a relação entre o Centro Cultural e a Praça General Valadão onde são desenvolvidas as atividades. 
 
A primeira na noite do evento, esta quarta-feira, 21, teve início com o filme “A Luneta do Tempo”, dirigido, roteirizado e musicado por Alceu Valença, que mostra a história do cangaço de forma poética e lírica. Logo após a exibição do filme, aconteceu um debate com o diretor de cinema, Arthur Peixoto, que participou da direção do filme. Arthur veio à Aracaju exclusivamente para participação da edição do projeto. “Fiquei muito emocionado pelo convite, é sempre um honra poder divulgar esse projeto tão grandioso e que tenho maior honra de dizer que participei. Meu muito obrigado a todos que contribuem para realização do projeto”, agradeceu. 
 
Depois da exibição o público dirigiu-se até à praça, onde estava montada uma estrutura com food trucks, equipamentos musicais e uma projeção imagética inédita nas paredes da antiga Alfândega, hoje, Centro Cultural de Aracaju. “A idealização desse projeto aqui no Centro de Aracaju foi pensada democraticamente com o objetivo de incentivar as pessoas a ocuparem as praças públicas com os movimentos culturais”, ressaltou a coordenadora do NPD e idealizadora do evento, Carol Westrup. “A Praça General Valadão é um espaço democrático onde as pessoas tem uma grande facilidade de se locomoverem, e elas já estão procurando muito, pedindo para participar do evento, motivo de muita alegria para nós que organizamos com todo carinho”, completou.
 
A servidora pública federal, Kátia Souto, veio de Brasília e ficou sabendo da novidade através de amigos. Segundo ela, realizações como essa é de fundamental importância para valorizar a cultura local. “O Nordeste é rico culturalmente, as cidades precisam desses movimentos sociais para mostrar o que as cidades têm de melhor. Essa é uma forma de expressão muito bonita, que eu espero de coração que tenha continuidade e os aracajuanos possam aproveitar bastante”. 
 
Quem esteve no local prestigiando o evento foi à vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, que destacou a realização como uma forma de revitalização do centro da capital e também como forma de geração de oportunidades. “Toda a equipe da Funcaju está de parabéns pela realização, que com certeza ajuda ainda mais na geração de renda e também na disseminação cultural do nosso povo”, disse.

Os food trucks trouxeram comidas diversificadas, desde comidas típicas da época até mesmo cervejas artesanais, que foi o caso do sommelier de cervejas, Felipe Menezes, que encontrou no projeto uma forma de divulgar o seu trabalho. “Essa iniciativa é muito importante para nós comerciantes, que precisamos desses eventos para trabalharmos e gerar renda. Aqui eu pude mostrar o meu trabalho, que ainda é pouco conhecido aqui no estado para o grande número de pessoas”, observou.

Outra comerciante que ficou bastante satisfeita foi Márcia Regina, que veio pela segunda vez com seu cunhado vender suas tapiocas, pamonhas, canjicas e outros derivados do milho. “Meu cunhado vende hambúrgueres caseiros, então, como estamos no São João, eu trouxe outros tipos de comidas para entrar no clima e complementar”, concluiu.
 
A música ficou por conta da Rural do Forró, que é um projeto itinerante de circulação com ideia de criar uma ligação entre a arte e os grupos culturais através da música.  “A Funcaju me convidou e eu não podia recusar o convite para esteve projeto promissor”, disse o idealizador da Rural, Bob Lelis.
 
O encerramento ficou por conta do DJ Rafa Aragão e o VJ Gabriel Barreto, que combinaram música com projeção imagética com imagens das festas juninas em Aracaju, registradas pela repórter fotográfica Edinah Mary. 

Programação dia 22 (quinta-feira)

19h - Feirinha Gastronômica na General Valadão
19h - Exibição do Documentário "Danado de Bom" em parceria com a Cacimba Vídeos
20h30 - Sarau da Quebrada "Guerrilheiras do Rap, Lari Lima e Coletivo Entre Becos