Capacitações voltadas ao turismo estimulam surgimento de novos empregos na área

Formação para o Trabalho
22/06/2017 10h56

"Foi ótimo, de tudo eu tirei a melhor parte e obtive novos aprendizados na cozinha", conta o aluno Paulo Hipólito, entusiasmado com mais uma capacitação concluída. Aos 59 anos de idade, ele já fez os cursos de Inglês Básico, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Organizador de Eventos, Maitre e Garçom. Para complementar o seu itinerário formativo profissional no eixo turístico, ele decidiu apostar em um novo desafio: participar do curso de Cozinheiro Básico (160h).

Essa capacitação faz parte dos Cursos de Capacitação e Qualificação Profissional em 30 municípios do Estado, componentes do Pólo Velho Chico e Costa dos Coqueirais, voltados para o eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, são um investimento do Governo de Sergipe e da Secretaria de Estado do Turismo - Setur, através dos recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur/SE, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, apoiados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), disponibilizados nas Unidades de Qualificação Profissional e Associações parceiras da Fundat.

"Precisava me aprimorar na cozinha, por isso me inscrevi, porque queria aprender um pouco mais. Estou desempregado, mas procuro me manter atualizado, me aprimorando", diz Paulo, que há 30 anos trabalhou como garçom em um restaurante. Para ele, é essencial que parcerias como essa existam e persistam. "É fundamental para despertar nas pessoas a necessidade delas estarem se aprimorando e adquirindo novos conhecimentos, fazendo novos amigos", finaliza.

Segundo a gastróloga e instrutora do curso, Alane de Andrade, os alunos puderam aprender técnicas básicas úteis para desenvolverem qualquer tipo de receita e culinária como a baiana, a mineira, a sergipana e a carioca, além de poder produzirem pratos que são servidos ao estilo self service ou à la carte. "O mercado de trabalho na área de alimentação é sempre forte, afinal, a gente fica sem fazer tudo, menos sem comer. Tanto para quem quer empreender fazendo salgados ou outras comidas e vender na praia ou para quem quer trabalhar em um emprego formal é uma área muito ampla", esclarece.

Investimento no turismo

Para o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, investir no eixo turístico de uma região afeta de forma positiva não apenas a economia local, mas também tem o poder de transformar a realidade de vários cidadãos que atuam na área. "A Fundat desenvolve iniciativas que atendam ao segmento, preparando o trabalhador para receber o turista com qualidade, possibilitando a inserção dele no mercado de trabalho ou estimulando-o a iniciar o próprio negócio e obter a independência financeira", pontua. 

A consultora executiva do Prodetur em Sergipe, Verônica Teixeira Façanha, explica que a intenção destes cursos é promover o desenvolvimento do turismo no Estado, através da capacitação de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o segmento "Procuramos ouvir o que cada município ou comunidade necessitava em aprimoramento, capacitação e aprendizado partindo da ótica turística, partindo do princípio que alguns conhecem ou trabalham na área, possuem o dom, mas ainda não possuíam a técnica que os aperfeiçoa e prepara para receber bem o turista e se inserirem no mercado de trabalho. Com o programa, eles também têm a oportunidade de aprender outro idioma, pois todos os cursos ofertam o inglês ou o espanhol para comunicar-se com o turista em sua realidade linguística. A finalidade é fazer com que as pessoas abram seu próprio negócio, o oficializem, aprimorem ou atendam as demandas do Trade Turístico, gerando mais empregos para o Estado", afirma.

Há muito tempo que a aluna Delcylene Ferraz, 43, trabalha com alimentação. Quando ela ficou desempregada, viu na sua habilidade de cozinhar um meio de estar gerando própria renda. "Hoje a dificuldade de entrar no mercado de trabalho é muito grande, por isso eu decidi correr atrás da minha independência financeira por meio do que sei fazer que é cozinhar, quero me qualificar ainda mais e quem sabe poder dar aula no futuro", conta.