Saúde dá dicas para evitar acidentes com queimaduras no período junino

Saúde
22/06/2017 11h46

Presentes em todas as festas típicas do mês de junho, as fogueiras e os fogos de artifícios ajudam a manter viva a tradição nordestina, mas também representam riscos, principalmente para as crianças. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz um alerta para que a população celebre o São João e o São Pedro com segurança, evitando acidentes e queimaduras.

Segundo a médica do Hospital Fernando Franco, Nilma Montalvão, a prevenção é a única maneira de evitar lesões tão dolorosas como as queimaduras. “Para usar os fogos e acender fogueiras as pessoas devem estar equipadas com luvas grossas de pano, camisas de manga longa e calças jeans. Outra boa opção são os extensores no manuseio de fogos de artifício, que evitam o contato direto com as mãos. Essas são dicas básicas que contribuem muito para diminuir os riscos de acidentes”, revelou.   

Outras dicas para que o arrasta-pé não acabe antes da hora são: nunca tente acender os fogos que falharem; dispare os fogos apenas ao ar livre; não associe bebidas alcoólicas ao uso de fogos; fique atento às recomendações dos fabricantes de fogos, evitando comprar os de fabricação caseira ou clandestina; e não acenda fogueiras jogando álcool ou outro líquido inflamável diretamente nas chamas.

Os cuidados com as crianças devem ser redobrados. Pais e responsáveis devem estar sempre por perto quando elas estiveram manuseando os fogos de artifício. Além disso, é importante sempre observar a indicação da faixa etária na hora de comprar os fogos. Vale ressaltar ainda que a brincadeira de pular fogueira deve ser evitada em qualquer circunstância.

Queimaduras

As queimaduras são classificadas em três graus. “No primeiro grau, ocorre a vermelhidão no espaço de pele lesionado. Neste caso, a orientação é colocar a área sob água corrente e fria. Isso deve ser feito pelo máximo período de tempo possível para esfriar a lesão”, explicou a médica Nilma Montalvão.

A queimadura de segundo grau é caracterizada pela formação de bolhas na pele. “Neste caso,  principal recomendação é não estourar essas bolhas formadas pela queimadura, pois essa atitude  aumenta a  possibilidade dos riscos de infecções e cicatrizes no local. Já a queimadura de terceiro grau atinge tendões e músculos”, esclareceu à especialista. 

Ainda nas queimaduras de segundo e terceiro graus, a principal orientação é procurar assistência médica de forma rápida para obter cuidados especializados.

Dicas

Por questões culturais, existe a atitude errada das pessoas em colocarem algumas substâncias, como pó de café, cremes dentais ou contra assaduras ou até mesmo manteiga nas regiões afetadas pelas queimaduras. “A orientação é não colocar nenhum tipo de substância no local lesionado, pois isso aumenta consideravelmente os riscos de infecção”, finalizou a médica.