Sejesp e Fundat discutem programa Primeiro Emprego para Jovens

Juventude e Esporte
05/07/2017 19h57

Conseguir uma vaga no mercado de trabalho está cada dia mais acirrada, principalmente para os jovens na faixa etária de 14 a 24 anos. Uma pesquisa recente do Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que as oportunidades de emprego estão surgindo, de 1,24 milhão de contratações em maio, 611,42 mil foram de trabalhadores com até 29 anos. Como resultado, a diferença entre admissões e desligamentos gerou um saldo positivo de 73,29 mil novas vagas somente para essa faixa etária. Apesar da boa notícia, uma outra pesquisa, agora a de Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, no primeiro trimestre de 2017, a taxa de desocupação dos trabalhadores entre 18-24 anos foi de 28,8%, o dobro da média nacional (13,7%).

Com base nessa realidade, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), através do Secretário Jorge Araujo Filho, provocou uma reunião com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), para discutir uma maneira de facilitar aos jovens o acesso ao mercado de trabalho.

 

O secretário destaca que é também atribuição da pasta fomentar e auxiliar o prefeito Edvaldo Nogueira nas políticas públicas de juventude, “por isso, tivemos a iniciativa de procurar a Fundat, para propormos essa parceria, e juntos desenvolvermos um programa que sirva de estímulo e incentivo ao primeiro emprego para jovens.”

 

Para alcançar a meta, inicialmente deverá ser feito um trabalho de sensibilização juntos as entidades empresariais, do comércio e da indústria, para que sejam parceiras do programa, e abram mais postos de trabalho para os jovens aracajuanos. Inclusive foi proposto a criação de um selo, para aquelas empresas que proporcionalmente ao número de funcionários disponibilizarem mais vagas para os jovens.

 

 

A ideia inicial que foi discutida entre as equipes da Sejesp e da Fundat seria a formatação de um programa com duas vertentes: uma para os Jovens Aprendizes, onde as empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos , e nesse caso existe uma legislação específica, e a segunda seria para o Primeiro Emprego formal para jovens, que abrange as idades de 18 a 29 anos, onde Sejesp e Fundat intermediariam e estimulariam a oferta de vagas no mercado de trabalho para aqueles que não tiveram oportunidade ainda.

 

A diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Pereira Amaral, ficou muito feliz com o que viu da proposta apresentada pelo secretário Jorge Araujo, “toda ideia que surge do poder público para minimizar o drama que os jovens vivem na busca do emprego é de extrema relevância. Infelizmente os jovens encontram as portas fechadas por não terem experiência. Aí vira um ciclo vicioso, porque a empresa não contrata o jovem por não ter experiência, por outro lado, o jovem não tem experiência, porque nunca foi contratado. Por isso, é preciso ter uma intervenção como esta que estamos discutindo para interromper esse ciclo.” disse Rosana.