Prefeitura Municipal de Aracaju/SE

Biblioteca Clodomir Silva promove teatro e oficina de fantoches

Uma aula fora da escola. Esta é a proposta da Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Funcaju, com o Projeto Hora do Conto. A edição especial de férias, além de contação de histórias contou também com teatro de fantoches e oficina, para as crianças fabricarem o seu próprio brinquedo e levarem de recordação. Na manhã desta terça-feira, 11, a biblioteca recebeu uma turma de educação infantil com alunos do 5º ao 6º ano da Escola Municipal João Batista Douglas de Souza, que fica no bairro Santa Maria, em Aracaju.

“É muito bom poder proporcionar para os nossos alunos a primeira oportunidade de conhecer uma biblioteca e estar participando das atividades. Isso incentiva ainda mais a leitura e a imaginação das crianças, e melhora o desempenho em sala de aula. É uma aula fora da escola e isso chama muito a atenção deles”, destacou a professora Anne Suzy.

O tema do teatro foi ambiental, já que o dia alusivo ao meio ambiente foi comemorado no início do mês. A ideia foi conscientizar as crianças a não jogar lixo no chão, não desperdiçar água e diversas outras situações de uma forma lúdica e criativa. “Fizemos uma atividade de conscientização com incentivo à leitura de uma forma criativa, para que as crianças possam aprender mais através da história contada. Também fizemos a oficina de fantoches e cada uma saiu daqui com o seu bonequinho para poder começar a contar suas histórias para a família e os amigos que não puderam vir”, ressaltou Fabiana Bispo, coordenadora da biblioteca.  

As crianças saíram da oficina bastante satisfeitas e já contando as horas para voltar à biblioteca e participar de mais atividades. “Gostei muito de aprender coisas novas e a criar o meu próprio fantoche. Já pedi à professora para virmos mais vezes, porque é muito bom estar aqui”, disse Gabriel Arcanjo, de 6 anos.

A Biblioteca Clodomir Silva fica localizada na rua Santa Catarina, nº 314, no bairro Siqueira Campos, e está aberta para receber as escolas com mais de 20 mil livros, gibiteca e cordelteca.  Para visitar e participar do Projeto Hora do Conto é necessário fazer um agendamento através do telefone (79) 3179-3742.