Emsurb realiza limpeza do Parque Ecológico do Tramanday

Serviços Urbanos
11/07/2017 17h45

 

O manguezal é o ecossistema que caracteriza a capital sergipana. Por isso, preservar o mangue é uma das prioridades para a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que tem buscado intensificar a limpeza do Parque Ecológico do Tramanday, no bairro Jardins, zona Sul da capital.

Para executar o serviço, na manhã desta terça-feira, 11, os agentes de limpeza adentram o mangue e fazem a catação do material com gadanhos, luvas de proteção e botas de cano longo, pois a estrutura das árvores – com vegetação densa, raízes altas e terreno pantanoso – impede a execução com carrinhos de mão ou máquinas.  Os agentes retiram embalagens de plásticos e de quentinhas, garrafas pet e copos descartáveis que ficam nas margens do mangue.

De acordo com o coordenador de Manutenção e Vias Públicas, Everaldo Ferreira, a Emsurb busca preservar o Parque Tramanday. "Além de limparmos a área, temos responsabilidade em fiscalizar o local, pois é constante o despejo de cascalhos e lixos. Temos placas de aviso em todo entorno para que as pessoas preservem a área e não joguem lixo no local", enfatizou.

Os agentes da Empresa Municipal executaram também a limpeza com roçadeira mecanizada no entorno do manguezal. Ainda de acordo com o coordenador, os serviços serão concluídos até o próximo sábado, 15.

Parque Ecológico Tramanday

O Parque Ecológico Tramanday tem uma área de 3,6 hectares (36 mil m²). A Unidade de Conservação nasceu como forma de compensar os danos ambientais causados nas áreas de preservação permanente na área dos Jardins quando da construção das avenidas Pedro Valadares e Silvio Teixeira, no ano de 1996.