Ações da Saúde são discutidas na reunião do Conselho

Saúde
13/07/2017 16h55

Debater temas relevantes à saúde. Este é o principal objetivo da Reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Nesta quinta-feira, 13, na sede do CMS houve a 17ª reunião ordinária da atual mesa diretora para discutir e deliberar sobre os seguintes temas: apresentação das unidades de pronto atendimento (Upas) Nestor Piva e Fernando Franco; apresentação do parecer de aprovação do Plano de Ações e Metas do Programa Municipal de Controle da Dengue 2017 e leitura do Regimento para aprovação da Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, entre outros.

O coordenador da Rede de Urgência e Emergência de Aracaju, Edson Teófilo Fernandes, apresentou um diagnóstico de como estavam as Upas Nestor Piva e Fernando Franco em janeiro e como já havia melhorado em junho. “No Nestor Piva temos dez médicos atendendo por plantão. De janeiro a maio, o número de atendimentos foi crescente, foram mais de 14 mil em todas as especialidades somente no mês de maio. Em junho houve uma pequena queda, mas é normal neste período do ano em todos os hospitais. Já no Fernando Franco são oito médicos por plantão, mas lá temos o atendimento pediátrico. Em maio foram quase oito mil atendimentos, sendo que destes, quase três mil foram só de crianças atendidas”, explicou Teófilo.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), Tânia Maria dos Santos, leu o parecer da subcomissão de Vigilância em Saúde, que aprovou o Plano de Ações e Metas do Programa Municipal de Controle da Dengue 2017 e apreciou o Plano de Ações e Metas do Programa Municipal de IST/Aids, bem como discutiu sobre a realização da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. “O quadro de metas da dengue tem 34 ações, algumas destas ações já são executadas com recursos do Governo Federal que, para receber, tem que fazer pelo menos dois Levantamentos de Índice Rápido por infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Aracaju já está fazendo o terceiro”, informou a coordenadora Tânia.

A secretária executiva do CMS, Maria Celeste Costa de Souza, leu o Regimento para aprovação da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde que será realizada de 21 a 25 de agosto. A abertura será no dia 21 de agosto, das 8h às 15 h, no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas no bairro Siqueira Campos. O Regimento foi aprovado pelos conselheiros municipais de Saúde presentes à reunião.

Informes


A secretária adjunta Municipal da Saúde, Ana Débora Santana, informou sobre a confecção do Plano Municipal de Saúde 2018-2021. “Temos quatro prioridades para o plano: fortalecimento da Atenção Básica; qualificação de atendimentos nas unidades de urgência e emergência; instalação de prontuário eletrônico; e mecanismos de otimização da regulação de média e alta complexidade. Com estas ações o Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju vai melhorar consideravelmente”, pontuou Ana Débora.

A técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Cicy Bezerra, explicou que para a construção do Plano Municipal de Saúde estão ocorrendo as oficinas de planejamento. “São quatro oficinas. Já realizamos uma com os gestores, estamos fazendo etapas com os trabalhadores, depois faremos com os conselheiros. Todos terão espaço para sugerir ações para entrar no plano”, esclareceu Cicy Bezerra. Ela acrescentou que o grupo condutor do Plano Municipal de Saúde é formado pela Asplandi, Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) e a secretária adjunta, Ana Débora Santana.