Assistência promove debate sobre atendimento a grupos vulneráveis

Assistência Social e Cidadania
14/07/2017 18h44

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju realizou na tarde desta sexta, 14, uma roda de diálogo com a Cofundadora do Coletivo Dandara e coordenadora da Rede Feminista de Juristas, Marina Ganzarolli, considerada uma referência na área jurídica no que corresponde à defesa de direitos das mulheres. A discussão teve como objetivo principal refletir sobre como o avanço do conservadorismo impacta no trabalho cotidiano com segmentos vulnerabilizados.

De acordo com Marina, o principal desafio é construir ações permanentes, por meio de políticas públicas de estado e não de gestão. "Precisamos de iniciativas exitosas, com apoio da população, dos grupos organizados, para que não as boas práticas não tenham prazo de validade com os términos das gestões. Esse é um dos principais desafios quando falamos de ações relacionadas a mulheres, população LGBT, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes", explicou.

Para a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, encontros como esse são fundamentais para que os profissionais possam refletir sobre suas práticas e buscar alternativas que qualifiquem e fortaleçam seu trabalho. "Temos debatido muito sobre a importância do desenvolvimento de um trabalho intersetorial , que envolva não só os diversos atores do poder executivo, mas também parceiros da sociedade civil, de universidades, de organizações não-governamentais. Só assim, com um trabalho articulado e coletivo, poderemos assegurar que as boas iniciativas tenham continuidade, independente da mudança de gestores", explicou Eliane Aquino, ao destacar a importância da troca de experiências e conhecimento para o êxito das políticas públicas.

Presenças

 Também participaram da reunião representantes da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social, Frente Parlamentar em Defesa da Criança, Coordenadores dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Guarda Municipal.