Diretor da Guarda se reúne com comitê para discutir projeto municipal de segurança

Guarda Municipal
17/07/2017 16h20

Durante toda a última semana, o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Fernando Mendonça, esteve reunido com o comitê intersetorial de enfrentamento à violência do município para discutir e definir as ações sobre o projeto Aracaju  Mais Segura, que tem como objetivo diminuir os índices de todas as formas de violência na capital. Também participou da reunião o secretário Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Luís Fernando Almeida.

"Esse projeto faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura, que será realizado nos próximos três anos e meio de gestão, a fim de diminuir o índice de violência no município. A partir daí, serão distribuídas ações divididas em eixos e áreas. A Guarda Municipal ficará responsável pela área da segurança pública. Estamos planejando diversas ações, dentre elas, ampliação do videomonitoramento e a implementação da Patrulha Maria da Penha, que lidará com mulheres vítimas de violência", descreve o diretor.

O plano vem sendo elaborado e será executado de forma intersetorial, pois se trata não só do enfrentamento à violência, mas da prevenção e construção da cultura de paz na capital. Para isso, é necessária a comunicação entre gestores e agentes públicos.

"A Semdec vai gerenciar de forma estratégica, mas não vai trabalhar sozinha. Nesse projeto, estamos debatendo as situações que influenciam diretamente na segurança pública. Temos o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Educação (Semed), da Assistência Social, entre outras secretarias e fundações municipais. A intenção não é apenas reduzir a criminalidade, mas promover a segurança no município, praticando ações ostensivas e preventivas por meio da inclusão social e da oferta de serviços públicos e espaços de convivência. Por isso, o projeto se chama Aracaju Mais Segura", explica Mendonça.

A qualidade dos espaços públicos também é um fator de influência na ocorrência de crimes. Segundo o diretor, um local mal cuidado dá abertura para ocorrências. "Há uma teoria chamada "Janela Quebrada", de um escritor inglês que diz que quanto pior está o ambiente, maior será a chance de haver crimes. Por isso, quanto mais se dá manutenção e um melhor atendimento, mais se afasta a criminalidade. Há estudos que revelam que locais bem iluminados têm 80% menos de chance de ocorrência de crimes em relação à locais mal iluminados, por exemplo", afirma o subinspetor.

O plano estratégico foi dividido em 11 áreas, sendo elas: segurança pública, saúde, educação, cultura, assistência social, gestão, esporte, economia solidária, desenvolvimento profissional e desenvolvimento urbano. A expectativa é de que o projeto comece a ser implementado neste semestre e dure até o ano de 2020.