Volta às aulas: SMTT intensifica fiscalização e promove ações educativas

Transporte e Trânsito
18/07/2017 16h09

A maioria das escolas privadas de Aracaju já retornou às suas atividades. Com isso, o fluxo de veículos cresce nas vias da cidade, podendo causar muitas retenções e lentidão no trânsito. Pensando em minimizar estes transtornos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou uma força-tarefa em diversas escolas, operando nas faixas de pedestres, orientando os motoristas, fiscalizando atitudes que não estão em acordo com as leis e levando a mensagem de segurança e respeito no trânsito.

Chamada de ‘Operação Volta às Aulas’, a força-tarefa envolve a atuação ostensiva dos agentes de trânsito, garantindo que as ruas e avenidas nos arredores dos colégios não fiquem sobrecarregadas, além da participação da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) e o Grupo ‘Cones’ de Teatro, que realizam um trabalho lúdico com os pais (ou responsáveis) no momento de embarque e desembarque de alunos.

O diretor de Trânsito, Thiago Alcântara, estima que o movimento dobre nas principais avenidas de Aracaju. “É preciso ficar atento para evitar pequenos acidentes devido à grande movimentação de veículos. Orientamos que, se possível, saia mais cedo de casa para evitar alguns transtornos. Lembramos também da segurança dentro do veículo, crianças devem estar com os dispositivos de retenção adequados à sua estatura e idade, e os adolescentes a utilizarem o cinto de segurança, também no banco traseiro”, disse.

O coordenador da equipe de Educação para o Trânsito dá dicas para uma travessia segura. “Para estudantes que vão a pé, o pedestre tem preferência na travessia, mas é preciso que ele também respeite as leis de trânsito. A faixa é destinada a ele, logo, é o local mais indicado para atravessar. O pedestre deve prestar atenção à sinalização dos semáforos também, para a passagem. Lembramos também que os agentes de trânsito fiscalizam os veículos que param sobre as faixas e por isso os pais não devem parar em fila dupla, mesmo que por poucos minutos. É preferível parar um pouco mais distante, evitando retenções na via”, enfatizou.

Transporte Escolar

Outra atenção vale para o transporte escolar. A SMTT orienta que todos os pais observem com atenção as características do veículo escolhido para levar os estudantes. Segundo o diretor de Transporte, Augusto Magalhães, a SMTT tem na sua base de dados o cadastro de todos os condutores que realizam o transporte escolar. “No momento da contratação do serviço é importante que o pai ou responsável que estiver em dúvida, entre em contato conosco, munido da placa ou do número do TE [Transporte Escolar] para verificar as condições do veículo”, concluiu.

Até a próxima semana, a SMTT continuará fazendo ações com palestras e fiscalizações em áreas escolares de diversos bairros. Qualquer irregularidade e/ou situações de abuso no trânsito, o cidadão pode acionar a presença dos agentes através do Disque Trânsito – 118.