Cidade Inteligente é tema de café da manhã na reitoria da UFS

Indústria, Comércio e Turismo
20/07/2017 17h21

Na manhã desta quinta-feira (20), o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, foi recebido pelo reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Roberto Antoniolli, para um café da manhã com equipe de pesquisadores da academia. O encontro serviu para que as duas instituições estreitassem o diálogo em torno do tema Cidade Inteligente.

Antoniolli enalteceu a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira por se debruçar no tema, buscando a universidade e seus pesquisadores para um trabalho conjunto de apropriação de conhecimentos para servir melhor à sociedade, acrescentando ser esse o papel da instituição. “Nós estamos em um projeto em que não estamos fechando a universidade. Para nós, é muito importante que o município de Aracaju esteja presente (na UFS) para que as ações sejam integradas”, considerou o reitor, defendendo pesquisas que resultem soluções para a sociedade. “A UFS existe para a sociedade. Ela é a única universidade pública do Estado e, por ser a única, as políticas públicas devem nortear as ações dentro dela”, afirmou.

Ressaltou também, com ênfase, a excelência dos pesquisadores da instituição - mais de 40 doutores e mestres aptos a contribuir com o conceito de Cidade Inteligente - e defendeu que a universidade deve ser um laboratório de referência em automação para “qualificar, experimentar e devolver à sociedade aquilo que os cidadãos investem”, disse.

Jorge Santana agradeceu o convite e concordou com a reflexão feita pelo reitor Ângelo Antoniolli sobre o papel da universidade pública na sociedade, reforçando a importância dessa sinergia entre pesquisadores, academia e poder público como agentes parceiros nas soluções dos problemas das cidades. Explicou ainda que ao ser convidado para fazer parte da equipe do prefeito Edvaldo Nogueira, dedicou-se a estudar o tema e viu que as experiências espalhadas pelo mundo no conceito de “smart cities” não é um “modismo” e que, para desenvolver o projeto no âmbito da prefeitura, precisaria dessa parceria com a comunidade acadêmica.

“O encontro com o reitor e com sua equipe abriu a oportunidade de parceria efetiva no programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa, envolvendo professores, pesquisadores e estudantes da instituição na busca por soluções endereçadas aos desafios do programa. O interesse mútuo na temática das cidades inteligentes abre essa oportunidade de trabalho cooperado, cuja agenda teve início com esse importante encontro de hoje”, explicou o secretário, acrescentando que foram acrescentadas as dimensões “humana e criativa” ao conceito de cidade inteligente, como forma inovadora e para adequar aos novos desafios e à proposta do prefeito.

Para o diretor do programa na Semict, o arquiteto urbanista Ricardo Mascarello, o encontro dá ao projeto municipal um importante arcabouço da produção científica produzida pela UFS e vê na parceria saltos qualitativos na direção do conceito de Cidade Inteligente, Humana e Criativa proposto pela prefeitura. “Esperamos consolidar neste diálogo entre a academia e a gestão pública um fim social de caráter plural e coletivo através de metodologias ágeis, para que esta articulação traga bem na secretarias em um curto espaço de tempo para toda a sociedade”, concluiu.

O encontro foi finalizado com nova reunião marcada para o dia 15 de agosto, às 15h, na sede da secretaria municipal da Indústria, Comércio e Turismo, quando o tema entrará em novo ciclo de discussão, com a formação de um grupo de trabalho entre as instituições e um calendário permanente de encontros.

Cidade Inteligente

O conceito de Cidade Inteligente, termo associado ao inglês “smart cities”, é uma nova forma de pensar o desenvolvimento das cidades a partir do uso de tecnologias de informação e comunicação, por meio de 73 indicadores distribuídos em 11 eixos temáticos: economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano, saúde, segurança, tecnologia e inovação.

Com o uso de ferramentas modernas de tecnologia, a sociedade fica mais próxima da gestão e contribui com o processo de gerenciamento do espaço urbano e dos serviços públicos, tornando-se protagonista do desenvolvimento da cidade.

No ano passado, a consultoria Urban Systems publicou o ranking das 100 Cidades Mais Inteligentes do Brasil e Aracaju ficou com a incômoda 94ª posição, apontando mais um desafio a ser vencido pelo prefeito Edvaldo Nogueira.