Sejesp busca parcerias para ofertar cursos para jovens

Juventude e Esporte
09/08/2017 17h46

Na manhã desta quarta-feira, 9, o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, visitou o Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) para conhecer o projeto e estreitar relações. O objetivoé buscar a realização de ações que possam beneficiar os jovens aracajuanos.

"Nós estamos seguindo nossa agenda de buscas constantes por parcerias que possam gerar benefícios diretos aos jovens aracajuanos. Por isso nossa presença aqui, onde fomos muito bem recepcionados pela coordenadora de projetos sociais Débora Guerra", disse Jorge Araujo.

Para a coordenadora Débora Guerra, a presença do secretário Jorge Araujo para conhecer o Instituto João Carlos Paes Mendonça ajuda a fortalecer o nosso trabalho. "Nós precisamos dessas parcerias público/privadas para que juntos possamos levar ainda mais qualificação para nossos jovens, preparando-os não só para o mercado de trabalho, mas para a vida" destacou a coordenadora.

O secretário se comprometeu a envolver nessa parceria a Secretaria Municipal de Ação Social de Aracaju, para que juntos possam fazer um levantamento dos jovens cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das comunidades, para incluí-los dentro do projeto do IJCPM e ofertar a eles, de forma inicial, cursos de informática e inglês, uma ação que contribuirá com o ciclo de inserção dos jovens no mercado de trabalho.

"Fiquei muito feliz com a visita, e com a possibilidade de fazermos essa parceria. Vimos um espaço muito bom, que conta com amplas salas de aula e laboratório de informática. É uma semente que estamos plantando hoje, para poder colher muito em breve", disse o secretário Jorge Araujo Filho.

O Instituto

O IJCPM atua, prioritariamente, com jovens de 16 a 24 anos moradores do entorno dos empreendimentos comerciais do Grupo JCPM. Sua ação tem como objetivo elevar o potencial de empregabilidade da juventude, ampliar conhecimentos gerais, estimular a leitura e proporcionar orientação comportamental.

O instituto está presente no Recife, em Salvador, em Fortaleza e em Aracaju, e desde sua criação no final do ano de 2007, já atendeu 24 mil jovens. A unidade de Aracaju está em funcionamento há apenas 7 meses, mas apesar do pouco tempo de atuação, só no primeiro trimestre cerca de 300 jovens foram beneficiados, com atividades em oficinas de teatro, fotografia, informática. Ainda no primeiro semestre, foram iniciados cursos de qualificação para o varejo, aulas de operador de caixa e recepcionista.