Semed planeja Desfile Cívico 2017 com instituições militares e civis

Educação
09/08/2017 17h44

A comissão do Desfile Cívico da Secretaria Municipal da Educação (Semed) reuniu-se com representantes de instituições militares e civis na tarde desta quarta-feira, 9. O encontro aconteceu na Escola Governo de Aracaju e teve por objetivo convidá-los para o Desfile Cívico 2017 da rede municipal, que acontecerá a partir das 8h do dia 3 de setembro, na rua Bahia, bairro Siqueira Campos.

Estiveram presentes a secretária adjunta da Educação Municipal de Aracaju, professora Antônia Arimateia, acompanhada de membros da coordenação do Desfile e, também, representantes da Polícia Militar de Sergipe (PM-SE), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), da Capitania dos Portos de Sergipe, do Exército Brasileiro, da Aeronáutica e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Além do convite às comemorações em alusão ao 7 de Setembro, quando é comemorada a Independência do Brasil, a ocasião contou com exposição da programação e planejamento estratégico, explicando a mudança de trechos para este ano e apresentando a ordem do desfile, o planejamento do percurso e o tema do evento: Aracaju, minha cidade faz história.

Para a secretária adjunta da Educação, professora Antônia Arimateia, as instituições militares e as instituições civis têm uma importância muito grande para o desfile. "Eles representam a nação de forma oficial e levam toda a simbologia da comemoração à pátria. Inclusive, a ordem do desfile representa uma estrutura padrão que é a Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, depois as civis, como Guarda Municipal e SMTT. Na rede municipal de Aracaju, o desfile cívico é uma aula pública'', explica a secretária.

Planejamento

Em nome da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a inspetora Renata Matias, ressalta que é de extrema importância a participação da Guarda e outras forças, porque as instituições estarão representando o efetivo para a sociedade, bem como demonstrando o amor pela pátria. " A Guarda Municipal irá fechar uma parceria com o Corpo de Bombeiros para que acompanhe a banda de música da corporação, que por sua vez vai desfilar à nossa frente. Nós iremos fazer as apresentações das bandeiras, levaremos o ciclo patrulhamento e uma boa parte de nosso efetivo, com em torno de 80 guardas desfilando'', revela.

Este ano, em especial, a SMTT optou por concentrar seu trabalho na logística e segurança em relação ao trânsito no dia do evento. Representando a SMTT, o capitão Alexandre Cardoso  afirma que a SMTT atuará no isolamento da área do desfile com o objetivo de garantir maior segurança para todos. ''É um trabalho necessário para que o desfile saia a contento. Linhas de ônibus precisam ser desviadas, as pessoas precisam ser orientadas sobre o tráfego em áreas comerciais, tudo isto para que não haja nenhum transtorno, nem para o desfile, nem para as pessoas que irão assistir ou estarão passando na quela área'', pontua.

Representando a Polícia Militar de Sergipe, Major Marcos Aurélio conta que também já foi aluno da rede municipal e já desfilou na Rua Bahia como aluno, quando estudava na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita, localizada no Bairro América.''Já estive lá como aluno e vi os órgãos de segurança desfilando e isto é inspirador pela organização, por estar todo mundo bem uniformizado, desfilando alinhado e com disciplina. Trata-se de um evento cívico e é importante que as crianças e os jovens das escolas possam ver como funcionam os órgãos de segurança que protegem o país e também a população em geral. O patriotismo tem que estar na sociedade, assim como a sociedade tem que conhecer as instituições militares e saber o papel que elas têm na comunidade'', enfatiza.