Órgãos articulam ações para melhorias na rede de esgoto da capital

Meio Ambiente
11/08/2017 15h18

Visando melhorias na rede de esgoto da cidade, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e o Ministério Público Estadual (MPE) estão articulando ações para regularizar as deficiências no esgotamento sanitário de Aracaju. Nesta sexta-feira, 11, a Sema e a Deso definiram as diretrizes das ações.
 
Os órgãos irão trabalhar juntos para que todas as redes de esgoto da cidade estejam ligadas ao esgotamento sanitário da Companhia de Saneamento. Nesta ação em conjunto, a Sema notificará residências e condomínios para que os mesmos comprovem a ligação do esgoto sanitário à rede da Deso. Na última terça-feira, 8, houve uma audiência pública no MPE para oficializar a parceria entre os órgãos.
 
De acordo com o secretário da Sema, Cesar Viana, com essa medida o surgimento de várias enfermidades será evitado. “Os esgotos tratados evitam o surgimento de doenças, como a diarreia, o tétano, a cólera, entre outras. Realizar a coleta e o tratamento dos esgotos é imprescindível para que estes não acabem chegando às drenagens de águas da chuva, manguezais e vias públicas. Com esse controle, o meio ambiente será ainda mais protegido”, declara.
 
Segundo o presidente da Deso, Carlos Melo, a Companhia de Saneamento dobrou a cobertura de esgotamento sanitário na grande Aracaju. Ainda de acordo com ele, esse investimento só terá sentindo se a população fizer a interligação à rede de esgoto junto ao órgão. “A rede de esgoto está disponível na calçada de cada moradia, existe uma caixinha em que a mesma precisa ser interligada à parte interna do imóvel. Caso isso não ocorra, os esgotos continuarão indo para os canais. Por isso é importante essa parceria de todos. Estamos iniciando o processo no bairro Jardins, para que sirva de exemplo a outros bairros, para que assim a gente conscientize toda população”, informa.