Dia dos Pais é celebrado com momento de integração e promoção à saúde

Agência Aracaju de Notícias
13/08/2017 07h00

Quando os pais chegaram à Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Fernando Guedes, localizada no bairro América e mantida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed),foram surpreendidos com um cenário dedicado a eles. Na parede, rabiscos e colagens feitos pelas crianças para demonstrar o amor que elas têm pelo chefe da família. A iniciativa foi uma forma de celebrar o Dia dos Pais, comemorado neste domingo, 13. Várias atividades pedagógicas foram realizadas com o intuito de aproximar o pai da instituição de ensino.

O vigilante Rafael Alexandre dos Santos é pai da pequena Laura Rebeca Dias. Segundo ele, está sempre presente no dia a dia da filha e faz questão de participar das atividades escolares.  Foi uma tarde de alegria e muito amor. "Esse dia é especial. É tudo de bom. É uma satisfação estar aqui com minha filha e com outros pais também. Ser pai é uma coisa maravilhosa, é diferente de tudo o que eu já senti na vida", afirmou.

A felicidade também estava estampada no rosto de Juliano Pereira.  A filha dele, Wellen Beatriz Oliveira, tem quatro anos de idade e começou a frequentar a creche este ano.  No momento, ele está desempregado, mas disse que mesmo se estivesse com alguma ocupação, faria o possível para estar com a filha na tarde de hoje. "Não tem coisa mais gratificante de que estar aqui com ela. Minha filha é tudo. Ela mudou minha vida. Quando olho o sorriso dela me derreto todo", disse.

Esse envolvimento dos pais no cotidiano pedagógico dos filhos é de extrema importância para o desenvolvimento da criança. De acordo com a diretora da Emei, Kátia Siene Santos Dias, a creche teve o cuidado de organizar a confraternização, enfatizando a família.  "Nós fizemos um levantamento e constatamos que algumas crianças não moram com o pai. Já outras, só têm contato com o pai no fim de semana. É uma minoria, mas temos crianças nessa situação. Algumas não têm mais esse pai perto, pois ele faleceu. Então, tivemos a ideia de convidar o pai, o tio ou o avô que cuida desse menino ou dessa menina", explicou.

Além das atividades pedagógicas, os pais participaram de um bate-papo com o médico especialista em Clínica Médica e Saúde da Família, Felipe Silveira dos Anjos. Ele falou da necessidade que o pai tem de se cuidar, para poder cuidar do filho. "O aproveitamento desse espaço para tentar aproximar os pais da realidade, de que ele precisa ir ao médico, de que ele precisa fazer exames periódicos, para poder cuidar devidamente do filho, é importante. Alguns trabalhos mostram que os homens tendem a não se cuidar por diversos fatores, justificados ou não pelas atividades cotidianas. Isso não pode acontecer, nós temos que nos cuidar", colocou.

O avô de Reinan Gabriel, Wellington dos Santos, ouviu atentamente as orientações do médico. O mecânico contou que conversa muito com a família sobre a saúde de todos e está sempre cobrando exames e consultas para evitar problemas futuros. "Eu tenho esse cuidado com meus filhos e meus netos. Agradeço a Deus que sou avô de nove netos, aos 53 anos de idade. O Reinan é meu xodó. Os pais não puderam vir, daí eu fiz questão de participar da festinha", ressaltou.