Mutirão na Escola Costa Melo envolve comunidade do bairro

Educação
12/08/2017 14h49

A manhã deste sábado, 12, para o bairro Getúlio Vargas foi bem movimentada.  A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Antonio Costa Melo mostrou que,  quando a comunidade reconhece o valor de uma unidade pública de ensino e soma forças com os gestores, todos saem ganhando. Foi realizado o II Mutirão da Emef Costa Melo, evento promovido junto a líderes comunitários, com apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para realização de limpeza e organização do ambiente escolar.
 

A ideia partiu de líderes comunitários do bairro, e foi bem recebida pela diretoria da Emef, que prontamente iniciou as preparações para este dia. As ações envolveram pintura da quadra de esportes (paredes haviam sido pichadas), organização dos canteiros e do cultivo de plantas, árvores e flores, preparação dos locais para reciclagem do lixo orgânico, produção de quadros e placas utilizando materiais reutilizáveis. Esta foi também a culminância do projeto de limpeza do campo de futebol e do entorno da instituição que contou com o trabalho da Emsurb. Finalizando os trabalhos, o almoço foi servido aos trabalhadores com feijoada. 

A diretora da Emef, Itamara Leite Lopes, conta que o desejo de todos é que a partir destas ações realizadas no mutirão o aspecto físico da escola melhore ainda mais, fazendo com que alunos e todos que utilizam o espaço da Costa Melo estejam em um local limpo, seguro e atrativo. 

''O pessoal está pintando o meio fio e a quadra. Estamos preparando algumas placas de sinalização para lembrar que os alunos devem cuidar da escola, que o lixo tem que ser jogado no lugar certo, isto tudo reaproveitando material reutilizável. Hoje é dia, também, do coroamento das 75 mudas que foram plantadas. Estamos cultivando flores e hoje iremos plantar mais, como as da espécie Onze Horas. Flores ajudam a harmonizar o ambiente e o deixa mais bonito. Além disso quero agradecer a secretária de Educação, Cecília Leita, por articular a vinda da equipe da Emsurb com o orgão'', enfatiza a diretora. 
 
De acordo com o líder comunitário Álvaro Passos, nascido e criado no Bairro Getúlio Vargas, é gratificante ver os frutos que as a escola vem colhendo com a união entre as pessoas que moram ao redor e aquelas que administram a instituição de ensino.
 
''O melhor resultado para nós está nos sorrisos das crianças e na satisfação dos pais dos alunos. Nosso objetivo é fazer o que é melhor para o lugar que vivemos. Participei das reivindicações da nossa comunidade, antigamente, para que houvesse aqui uma escola como esta, que promovesse políticas públicas, tendo uma área de esportes e de lazer para trazer o jovem para cá e evitar que ele estivesse nas ruas, em contato com entorpecentes. Muitos jovens podem ser atraídos para as drogas, mas a escola é uma ferramenta de transformação social e temos todos que usá-la para combater a criminalidade'', explica.
 
Marcos Santos Félix é morador do bairro e professor de Educação Física utilizando o espaço há mais de 20 anos, junto com outras cinco pessoas, que realizam na Costa Melo, durante o fim de semana, um projeto para o ensino e prática de futsal de forma gratuita. Responsável pela pintura da quadra no II Mutirão, ele conta que esta ficou sem funcionar por dois anos e, tendo que fazer o levantamento de dados para o relatório da escolinha, comprovou através de gráficos que o período em questão foi o que mais jovens da comunidade tiveram contato com entorpecentes.


''Minha motivação é a contribuição para a parte social. Este espaço aqui é praticamente o único de lazer e esporte na região, e muitas pessoas usam para ensaiar quadrilhas, para jogar capoeira e fazer eventos. Com isso nós estamos trazendo eles aqui para dentro. Então meu retorno não é financeiro, minha contribuição social e a recompensa maior é encontrar o pessoal na rua que faz bom proveito deste espaço. A gente se sente bem em estar ajudando a criança ou o jovem. Tem jovens que passaram por aqui, tiveram suas vidas encaminhadas, mas quando nos encontram na rua vemos que há um respeito'', destaca.
 
O fiscal da Emsurb, Marcos Vinicius, demonstrou o orgulho em palavras ditas em nome de sua equipe de 12 pessoas. ''É um prazer trabalhar para a comunidade. Aqui temos estudantes, pessoas que fazem esportes e aproveitam o local para outras atividades úteis. Nós mesmos ficamos surpreso em como ficou bonito este ambiente, limpo. Começamos a limpeza dando prioridade às áreas das crianças. Infelizmente as salas deles ficam bem próximas de uma área em que o pessoal da vizinhança joga lixo. O parquinho estava com muito lixo e coberto de mato, então tiramos os matos e fizemos os brinquedos aparecem e agora as crianças podem usá-los'', comenta.