Projeto Praça Limpa colabora com a saúde pública de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
15/08/2017 08h45

Manter o bem estar e a saúde da população nas praças de Aracaju é o foco do Projeto Praça Limpa e Protegida (PPLP), realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Através da dedetização, as equipes de endemias eliminam insetos e roedores em mais de 30 praças da cidade, possibilitando que os moradores possam aproveitar da área de lazer com tranquilidade e segurança.

A ação, realizada mensalmente, conta com a parceria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para limpeza regular dos locais, e contribui no combate a doenças, como leptospirose, raiva, leishmaniose e as enfermidades causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. "É essencial para a saúde pública por fazer com que muitas doenças não se disseminem. É um projeto que só tem a contribuir com a sociedade, que não pode parar nunca, e está sendo ampliado para os canteiros das avenidas também", ressalta o veterinário Cassiano de Oliveira Fernandez, coordenador do CCZ.

O supervisor de Endemias do CCZ, José Bonfim, explica que o projeto é relevante não só para a saúde pública, mas também para garantir o lazer da população e proteger o meio ambiente. "As árvores sofriam as consequências da ação das formigas, que destruíam as folhas, e dos cupins, que corroíam e acabavam derrubando. Além disso, o inseticida utilizado no combate é inofensivo", assegura.

Atualmente as equipes encontram uma quantidade muito menor de focos e nem todas as praças têm necessidade desse tipo de cuidado. "O nosso objetivo maior é manter as praças em condições dos moradores frequentarem. Verificamos que os animais estavam afastando a população desses lugares e buscamos o resgate desse hábito", explica Bonfim.

Benedito Cunha é aposentado e mora da praça do conjunto Sol Nascente há 35 anos. Ele conta que agora tem aproveitado o local com mais tranquilidade, principalmente para a roda de conversa dos amigos. "Antes os ratos invadiam até as nossas casas e também tínhamos que dedetizar contra os cupins. Agora não tem mais nenhum bicho para atrapalhar, melhorou bastante", afirma.