Prefeitura realiza mais de mil exames cardiológicos por mês

Saúde
14/08/2017 14h21

Neste dia 14 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Cardiologista. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza à população da capital o serviço de cardiologia no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos.

O setor atualmente conta com 11 cardiologistas, sendo um pediátrico. Em média, são mais de mil exames realizados por mês, entre eletrocardiogramas (500), mapa (100) e ecocardiograma adulto (400) e pediátrico (120).

O cardiologista é o médico especialista no diagnóstico e no tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração e a circulação sanguínea.  "Todas as áreas médicas são importantes, mas a Sociedade Brasileira de Cardiologia escolheu esta data com a intenção de chamar a atenção da população sobre os cuidados que precisa manter com a saúde para evitar problemas no coração, além de homenagear o profissional", frisou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, que também é cardiologista.

Segundo a média cardiologista que integra a equipe do Cemar, Sílvia Regina Freire Oliveira Melo, a doença cardiovascular é a que mais mata no Brasil e no mundo. No entanto, ainda é difícil conscientizar as pessoas sobre a prevenção. "Seria ótimo se as pessoas já buscassem o cardiologista de forma preventiva, mas é mais comum procurar ajuda médica quando já se tem alguma doença relacionada, como insuficiência cardíaca, coronariana, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras", explicou Sílvia Regina.

A cardiologista alerta que a partir dos 40 anos é aconselhável fazer uma consulta anual. "Mas, se a pessoa já tem fatores de risco como obesidade, pressão alta, tabagismo, sedentarismo, tem que procurar o especialista mais cedo porque o profissional vai estratificar o risco e cuidar", alertou a médica, acrescentando que é muito importante a questão educacional de tomar o medicamento na hora certa prescrita, principalmente no caso de hipertensão arterial.

A gerente do setor de Cardiologia do Cemar Siqueira Campos, Brígida Belém Santos, informa que o local atende todas as pessoas encaminhadas pelas unidades básicas de saúde tanto de Aracaju, como dos demais municípios do interior do estado. "Para ter acesso ao nosso serviço é necessário que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) seja atendido pelo clínico da unidade de saúde da região e encaminhado ao nosso serviço para consultas e exames", enfatizou a gerente.