Formação continuada discute o tema LGBTfobia na Valdice Teles

Cultura
15/08/2017 17h58

Professores, colaboradores, psicólogos e representantes LGBT se reuniram na tarde desta terça-feira para mais um dia do processo de formação continuada na Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O objetivo do processo é discutir temas que podem ser encontrados na escola e nas salas de aula e a temática desta edição foi a LGBTfobia.

“A falta de informação gera o preconceito e não queremos que isso aconteça na escola. Então, elegemos alguns temas iniciais para serem debatidos na formação continuada. Aqui é uma roda de bate-papo, um lugar para se tirar dúvidas e aprender a lidar com diversas situações. A LGTBfobia também pode acontecer dentro do ambiente escolar, então estamos aqui para discutir isso”, destaca a diretora Giuliana Maria.

O debate teve a participação da representante do movimento LGBT em Sergipe, Linda Brasil, que aprovou a ideia da discussão em um assunto que é tão estereotipado hoje em dia. “A importância da formação dos professores, seja em qualquer área, é muito importante que tenha este processo. Retratar a questão LGBT vem à tona em um momento que ainda estamos sofrendo perseguição e vários assuntos ainda são estereotipados. As pessoas não têm conhecimento para saber lidar com a identidade de gênero e a orientação sexual, e nem saber as diferenças. Então essa formação continuada é super importante e contribui muito para a gente combater a LGBTfobia”, ressalta Linda Brasil.

Esta foi a segunda edição da formação continuada. A primeira recebeu os representantes do Abrigo Sorriso, quando foram discutidos temas relacionados a crianças e adolescentes. O desta terça foi a LGBTfobia, e na próxima terça-feira, 22, será sobre preconceito racial.

Participante ativa do debate, a psicóloga Renata Aragão destacou a importância do processo de formação continuada para uma instituição como a Escola Oficina de Arte Valdice Teles. “Acho extremamente importante esse processo de formação continuada. Aqui, na Escola de Arte, o público é diverso e essa formação visa aperfeiçoar os profissionais na relação com os alunos. A Valdice Teles representa o que está lá fora, que são pessoas das mais diversas formas, é um retrato social. Então precisamos ouvir todos os temas. O objetivo é ampliar o olhar e dialogar sobre estes diversos temas”, explica a psicóloga Renata Aragão.