Programa “Lidera Turismo” é lançado em parceria entre Semict e Sebrae

Indústria, Comércio e Turismo
22/08/2017 08h59

O fortalecimento do turismo tem sido objeto de permanentes entendimentos entre a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e o Sebrae/SE. Na noite desta segunda-feira, 21, em mais um momento dessa relação de parceria, o Sebrae lançou o programa Lidera Turismo, com a participação de lideranças do trade turístico, empresários e representantes do setor público.

Segundo Bianca Faria, gestora do projeto ‘Aracaju Destino Turístico Inteligente', o programa vai atuar diretamente em Aracaju com o objetivo de "criar uma agenda integrada com base na sustentabilidade" e estimular ações de desenvolvimento para a construção de um ambiente favorável ao fortalecimento do turismo. "Serão realizadas seis oficinas a fim de identificar demandas e discutir estratégicas e soluções para o desenvolvimento do setor. Ao final dos encontros, teremos elaborado o Planejamento Estratégico para o Turismo em Aracaju a ser aplicado a partir de 2018", prevê Bianca.

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, enalteceu mais essa parceria firmada com o Sebrae na busca de caminhos que potencializem o destino Aracaju a partir de um processo de construção com todos os agentes que trabalham na atividade turística. "Esta iniciativa do Sebrae, em parceria com a Semict e com o trade turístico, certamente irá contribuir para o fortalecimento do nosso turismo, sobretudo porque prioriza o planejamento e a governança", considerou.

Marcela Saad é coordenadora de projetos de turismo da Barcelona Media, empresa que vai conduzir o programa Lidera Turismo, e na linha do que disse Bianca Faria, acrescentou que o programa irá criar um ambiente de colaboração entre todos os setores que compõem a atividade turística, com vistas à construção de um planejamento uniforme. "Todo mundo trabalhando com o mesmo objetivo, trabalhando as mesmas estratégias e ações durante os seis encontros presenciais", pontuou. Mas, Marcela adverte: "não basta apenas planejar, é preciso executar".

Na sequência, Pere Munõz Perugorria, diretor da agência de turismo das Ilhas Baleares, arquipélago localizado na costa mediterrânea, formado pela ilhas Maiorca, Menorca, Ibiza, e Formentera, apresentou palestra detalhando números sobre o turismo mundial e fatores que potencializam a atividade. Planejamento e atenção no desejo do turista foram centrais em sua apresentação.  Observou ainda que o Brasil tem espaço para crescer, mas que o brasileiro é "muito crítico com seu país", prejudicando a imagem do país e desviando a preferência do turista para outros destinos. "O brasileiro deve se orgulhar do seu país. Problemas existem em todos os lugares, mas é preciso fazer com que nossa cidade seja desejada", pregou.

Munõz também afirmou que "nenhum destino no mundo está consolidado" e que os números mudam a todo instante. Mostrou que em 1950 o turismo na Europa representava 97% do mercado mundial e que até 2020 ele será de 64%, significando "uma oportunidade para o Brasil disputar os 36% restantes desse mercado", contabilizou. "O desafio é captar a atenção do turista. Para isso, é preciso conhecer o que ele deseja. Não basta apenas ter atrativos naturais, isso muitos países têm. O turista hoje não quer só conhecer o destino, ele quer viver o lugar que escolheu para visitar", refletiu, defendendo que "o mais importante não é o número de turistas que visitam o destino, mas sim a satisfação deles". Para Pere Munõz, "a indústria turística é a indústria da felicidade".

Ao final do encontro, Bianca Faria distribuiu Termo de Adesão aos participantes, informando que até a próxima sexta-feira, 25, trinta representantes seriam selecionados para fazer parte do programa.