WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

Audiência Pública do PPA debate prioridades para os investimentos futuros na capital

24/08/2017 - 19h40
clique para ampliarFotos: Ana Lícia Menezes
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

Um momento para conhecer, discutir, propor, interagir e até sugerir alterações nos mecanismos que vão conduzir a elaboração do orçamento da capital para os próximos anos. Assim se configurou a audiência pública sobre o Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, realizada na tarde desta quinta-feira, 23, no Centro Administrativo Aloísio Campos, sede da Prefeitura de Aracaju. A inovação ficou por conta da transmissão via Youtube e da tradução em libras de todo o conteúdo discutido.

Para José Aragão Barroso, líder comunitário num dos conjuntos mais populosos da capital, o Bugio, esta é uma oportunidade ímpar de participar das decisões da gestão. “Ver a Prefeitura de portas abertas para ouvir seus moradores é uma grande conquista. Precisamos aprender a intervir cada vez melhor na definição dos destinos de nossas próprias comunidades, acompanhar melhor, cobrar melhor e saber como construir o nosso futuro. Essa é uma iniciativa que merece os parabéns por abrir essas decisões tão importantes para o conjunto da população”, destacou.

Importância Estratégica

Já o vereador da capital, professor Iran Barbosa, destacou a importância se trazer essa discussão do PPA para mais próximo dos cidadãos. “O plano plurianual é uma das três grandes peças que definem o orçamento do município. Talvez seja a mais importante pois, das três, PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, ele é o planejamento macro do orçamento, com a previsão de investimento do recurso público nos quatro anos da gestão. Estamos aqui justamente por entender a importância do PPA para a gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju. As audiências públicas ocorrem como determinado legalmente e é importante que a população participe cada vez mais. Esse plano será apreciado e aprovado pelo Poder Legislativo, que é uma de suas grandes prerrogativas. Lá, vamos apreciá-lo, aprová-lo e emendá-lo naquilo que for pertinente”, esclareceu o vereador que, ao lado da também vereadora, Kitty Lima, prestigiaram a realização da audiência.

O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, foi enfático ao afirmar a importância de trazer a população para a discussão do futuro da cidade e de poder, nessa etapa, inovar com mais ferramentas para potencializar essa interação popular.

“Com muita satisfação chegamos a essa etapa onde discutimos, apresentamos e, sobretudo, ouvimos a população de Aracaju, seja através da audiência presencial, seja através do formulário no portal da prefeitura, seja através da transmissão via redes sociais. Esse momento de crise financeira exige um planejamento cada vez mais apurado para que consigamos atingir, num universo de orçamento limitado, o maior número possível das demandas apresentadas pela sociedade. Essa é a linha que foi definida em nosso Planejamento Estratégico. A definição dos destinos desses recursos está sendo discutida aqui, hoje, e com a coleta de todas as sugestões que a população nos passar pelos referidos canais”, argumentou o secretário.
Até a próxima segunda-feira, 28, as sugestões dadas pela população serão avaliadas para inserção nessa fase do PPA. Já no dia 31 de agosto, o PPA será encaminhado à Câmara de Vereadores para a respectiva avaliação.

 

 

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 4009-7800

Swapi Agência Digital