Guarda Municipal participa de evento alusivo ao Dia do Soldado

Guarda Municipal
31/08/2017 15h56

Na manhã desta quinta-feira, 31, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) participou, pela primeira vez, do evento "Dia do Soldado" no colégio CCPA, localizado no bairro Jardins. Realizado há quatro anos, o evento consiste numa homenagem às forças armadas e aos órgãos de segurança pública.

Ao ser perguntada sobre o que fazem os guardas municipais, a aluna Marina Leinzi, de oito anos, pensa um pouco mas não tem certeza da resposta. "Protege?", questiona. Assim como a pequena Marina, várias pessoas não conhecem o trabalho dos guardas. Foi com o objetivo de explicar e conscientizar sobre o papel das forças de segurança pública que o colégio CCPA decidiu ampliar o evento.

"Já é o quarto ano em que estamos realizando esta homenagem às forças armadas e às forças de segurança pública. Nosso objetivo é despertar nossos jovens sobre a importância que essa classe tem na sociedade. Este ano decidimos incluir a Guarda Municipal por ter um papel fundamental, protegendo o patrimônio público. Muitos desses jovens veem o guarda, mas não sabem sua função na sociedade. Hoje eles já vão chegar em casa falando aos pais o que os guardas fazem, conscientizando toda família", explica o coordenador de Educação Física, Giovani Souza.

No estande da Guarda Municipal, os jovens puderam conhecer os equipamentos usados pelos guardiões, fardamentos, como são e o que fazem cada grupamento, e até experimentar andar na bicicleta utilizada no ciclo patrulhamento.

Segundo a supervisora da GMA, Sabrina Smith, é uma honra mostrar aos jovens a estrutura e as funções dos guardiões. "Eu fico muito feliz em ter recebido o convite da escola. É uma satisfação poder mostrar um pouco da nossa instituição para que as crianças conheçam como funcionam os grupamentos, o programa Anjos Azuis nas Escolas, os equipamentos que usamos, enfim, nosso dia a dia. Elas estão gostando muito", relatou a supervisora.

De acordo com a organização do evento, cerca de 600 crianças e adolescentes compareceram aos estandes das instituições.