Prefeitura compõe comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública do Estado

Meio Ambiente
31/08/2017 16h28

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), é um dos novos membros a compor a comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A primeira reunião aconteceu na manhã de hoje, 31, e contou com a participação do diretor de planejamento da Sema, Paulo Cerqueira, e do coordenador da A3P da Sema, Cleverton Costa.
 
Na reunião, os representantes da Sema apresentaram aos demais integrantes da comissão, formada por instituições, entidades e órgãos ambientais, o funcionamento da A3P no Município de Aracaju. “Falamos sobre a comissão que foi formada recentemente na Sema, qual o papel de cada um dos integrantes desta comissão. Aproveitamos para falar sobre o planejamento estratégico do município, em que a A3P é um dos eixos. Foi uma reunião bem proveitosa, onde pudemos apresentar e ouvir os gargalos que cada um enfrenta dentro do seu órgão, entidade ou instituição”, ressalta o diretor de planejamento da Sema, Paulo Cerqueira.
 
O objetivo da A3P é a redução de gastos dentro do órgão público, reduzindo a energia, gerando o mínimo de rejeitos e adquirindo produtos que causam menos danos ao meio ambiente. O programa é instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O Ministério do Meio Ambiente estrutura o programa A3P em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R's: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos, sendo eles: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis.
 
"A Sema como parceira se torna importante para que possamos unificar as ações com a gestão adequada dos resíduos gerados pelas unidades que fazem parte da administração pública municipal. Com essa parceria buscamos ampliar as ações da A3P, pois temos um objetivo em comum, que é o cuidado com o meio ambiente", declara a coordenadora da A3P da Semarh, Conceição Silva.