Sejesp comemora o dia do profissional de educação física

Juventude e Esporte
01/09/2017 14h41

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp) reuniu vários profissionais da área de Educação Física para um encontro comemorativo, em homenagem ao dia do educador físico, celebrado no Brasil nesta sexta-feira, 1º de setembro. Na oportunidade, falaram da satisfação de atuarem na área e da importância da profissão para manter uma sociedade cada vez mais saudável.

O educador físico Sérgio Thiessen tem 55 anos de idade. Desde a infância, sempre quis atuar nessa área. Ele acredita no papel do profissional para mudar a realidade dos danos trazidos pela modernidade. "Nossas crianças e adolescentes estão obesos, diabéticos e hipertensos. Acredito que o esporte é a grande ferramenta que ainda dispomos para tentar mudar esta realidade. Para isso, é necessário comprometimento do profissional, tornando-se assim, indispensável para a sociedade", colocou.

Quem também ressalta a importância da profissão para mudar os hábitos da sociedade é a educadora física Larissa Barata. Ela tem 30 anos de idade, e embora seja formada há apenas quatro, desde os 18 ministra aulas de educação física. Segundo ela, essa área é essencial para o desenvolvimento do indivíduo, tanto físico quanto psicológico. "As atividades deves ser sempre estimuladas porque as crianças precisam entender os benefícios das atividades", disse.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física de Sergipe, Gilson Dórea, destacou a importância da data. "O profissional de Educação Física é indispensável para alcançarmos a qualidade de vida tão desejada. Neste dia especial, aproveito para parabenizar todos os profissionais de Aracaju pelo trabalho que vem sendo feito de maneira ética e responsável", enfatizou o presidente.

Atuação

Os profissionais formados em Educação Física podem atuar tanto nas áreas da Saúde e da Educação.  O educador físico Cristiano da Cruz descobriu o gosto pelo esporte ainda na época da escola.  Ele atua como professor até hoje na academia que possui e a cada aula tem a certeza que escolheu a profissão certa.  "É uma realização quando você gosta do que faz. Você se formar e você atuar naquilo que sempre sonhou é uma realização", afirmou.

Cristiano da Cruz enfatizou ainda a importância das atividades físicas e o papel que o profissional desempenha na sociedade.  "Muita gente pensa que o profissional está voltado apenas para a atividade física em si, mas todo professor se torna um complemento da família das pessoas. Lá na academia, nós somos uma fonte de conselhos e informações. Todo mundo se aproxima do professor como um pai, como um irmão. Às vezes, as pessoas chegam tristes e saem alegres", contou.

Jersonilton Júnior formado desde 2013, acredita no esporte como um meio para transformar vidas. Disciplina, compromisso, prevenção de problemas de saúde são alguns dos benefícios que ele cita para a vida das pessoas, em todas as faixas etárias.  "Dei aulas para idosos e amei a experiência.  Eles gostam de praticar a atividade física e quando você precisa se ausenta por uma ocasião qualquer, eles sentem a nossa falta e cobram.  É gratificante você ver um idoso se exercitando, dançando, brincando. Esse foi um dos motivos pelo qual eu escolhi a área de educação física", garantiu o educador físico.