Emsurb recebe adolescentes do programa Jovem Aprendiz

Serviços Urbanos
04/09/2017 15h55

 

Contribuir para a cidadania e formação profissional de jovens e adolescentes. Esse é o papel do programa Jovem Aprendiz adotado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que conta com 19 aprendizes.

Nesta segunda-feira, 4, os adolescentes do turno da manhã se apresentaram nos diversos setores da empresa municipal onde realizam as atividades, a exemplo da Presidência, Diretoria de Espaços Públicos, Diretoria de Operações, Diretoria Financeira, Procuradoria Jurídica, etc.

As atividades desenvolvidas nos diversos setores do órgão municipal estão em consonância com a Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, com Estatuto da Criança e do Adolescente, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que também trata da aprendizagem, harmonizando, assim, o programa com o ordenamento jurídico.

Para o presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, o programa permite aos jovens um vasto conhecimento sobre a relação entre empregado e empregador. “O mais importante do Jovem Aprendiz é possibilitar que esses jovens tenham o conhecimento de como funcionam as empresas e já se acostumem com os aspectos que envolvem o trabalho, a exemplo, da carteira assinada, os encargos, direitos e obrigações, para que no futuro eles possam ter acesso ao emprego formal, já como maiores”, destacou.

O contato com o mercado de trabalho deixa boas expectativas para os futuros profissionais. "Essa é minha primeira experiência profissional e estou com boas expectativas para encarar o mercado de trabalho. Acredito que sairei daqui bem mais preparado”, frisou Victor Bruno Gois Santos, de 17 anos.

Outra que também manifestou satisfação por participar do programa é Mairys Moura, estudante do nono ano do ensino médio. “Irei me dedicar bastante para aproveitar essa oportunidade de trabalho”, frisou.

O Programa

O Programa do Governo Jovem Aprendiz foi criado e vem desenvolvendo desde 2005 o aumento das chances de atuação no mercado de trabalho para jovens, através do preparo e treinamento necessário para que possam conhecer mais sobre a profissão escolhida.

É considerado um jovem aprendiz aquele jovem entre 14 e 24 anos, que frequenta a escola e esteja inscrito em algum programa de aprendizagem desenvolvido por instituições reconhecidas.