Emsurb realiza limpeza de canais para evitar alagamentos

Serviços Urbanos
05/09/2017 15h29

Trabalhar para prevenir eventuais problemas de enchentes no período chuvoso. Esse tem sido um dos focos da Prefeitura de Aracaju que, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem realizando inúmeras ações de limpeza geral e de canais em vários bairros da capital.

Nesta terça-feira, 5, as equipes executaram serviço de limpeza manual de canal no conjunto Médici, no bairro Luzia, e no residencial Brisa Mar, na Zona de Expansão. A limpeza manual consiste na capinação e retirada da vegetação que esteja prejudicando a estética local, bem como a varrição e coleta de materiais de pequeno porte, como sacos de lixo e pneus, descartados de forma incorreta no canal.

“Nesse tempo chuvoso, nossas equipes intensificam os trabalhos e se dedicam para erradicar a sujeira. O descarte irregular entope os canais, mas nós estamos trabalhando para evitar que o pior aconteça", afirmou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.

Na rodovia Paulo Barreto, no bairro Inácio Barbosa, uma equipe com 12 agentes de limpeza, fez a coleta de lixo no manguezal. Aproveitando também a execução do serviço, a Emsurb faz um alerta para a população para os riscos causados pelo descarte de lixo dentro ou às margens dos canais, ou ainda em terrenos baldios e manguezais, pois além dos problemas de saúde que o lixo pode gerar, existe o risco de obstrução das vias de escoamento de águas pluviais, perigo que aumenta com a chegada das chuvas.