Semed assina contrato com cooperativas da Agricultura Familiar

Educação
12/09/2017 14h49


Na manhã desta terça-feira, 12, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (COAE), realizou o ato de assinatura dos contratos para aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar do fornecimento da Alimentação Escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Aracaju, referente à Chamada Pública n° 01/2017. Além da assinatura do contrato, foram entregues os cronogramas para as seis cooperativas do estado de Sergipe que foram selecionadas para o fornecimento dos alimentos.

Frutas e bebidas lácteas de diversos sabores, são alguns dos alimentos que serão distribuídos para os estudantes das escolas municipais. Outros alimentos, como verduras e legumes, serão entregues para entidades filantrópicas conveniadas. De acordo com a nutricionista da COAE/SEMED, Verônica Maria da Silva, a distribuição da alimentação escolar é fornecido por uma terceirizada e, para não gerar nenhum tipo de conflito, os produtos da agricultura familiar serão distribuídos em horários distintos."Os alimentos da agricultura familiar serão distribuídos aos alunos nos horários previstos e determinados pela equipe diretiva da escola, para não prejudicar o fornecimento dos alimentos da empresa terceirizada", explica.

"Todas as orientações que estamos passando para os representantes das cooperativas e também para os diretores das escolas são de acordo as orientações do Tribunal de Contas do Estado. Estamos atendendo ao que diz a legislação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), tanto a lei 11.947 quanto a resolução nº 26, no que se refere ao que devemos adquirir com a agricultura familiar, como nosso fornecimento da alimentação escolar é terceirizado foi uma solução que encontramos para oferecer um lanche extra, dessa forma estamos fortalecendo a agricultura familiar e dando reforço nutricional aos nossos alunos", ressalta Verônica.

O presidente da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Município de Moita Bonita - Sergipe (COOPERAFES), José Joelito Costa Santos, diz que essa é uma oportunidade das cooperativas da agricultura familiar garantirem o trabalho do agricultor no campo. "É uma oportunidade muito boa, podermos garantir a venda direta ao consumidor com um preço justo e a garantia da entrega dos produtos", afirma.

"Não é a primeira vez que nossa cooperativa participa das chamadas públicas de Aracaju, já participamos em outra oportunidade. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Semed, está fazendo um trabalho de desenvolvimento social, garantindo que o agricultor fique no campo produzindo. É uma forma de valorizar o trabalho da agricultura familiar", completa Joelito.